A Lenda do Herói, uma aventura musical

Um herói nunca foi tão bardo quanto no game A Lenda do Herói, que conta com uma trilha sonora dinâmica que narra cada ação do jogador com muito bom-humor e excelentes rimas.

Tudo começou quando os Castro Brothers, uma dupla de Youtubers formada por Marcos Castro e Matheus Castro, criou uma série de vídeos chamada A Lenda do Herói. A série era uma paródia musicada de platformers em que o herói contava sua história enquanto interagia com os elementos absurdos do mundo dos videogames.

Com o seu humor irônico que ao mesmo tempo parodia e homenageia videogames queridos por toda uma geração, a série ganhou centenas de milhares de views e os seguidores pediram para que o projeto se tornasse um game de verdade. E foi o que aconteceu.

Em uma parceria com o estúdio Dumativa, os Castro Brothers lançaram um crowdfunding no Catarse que arrecadou mais de R$ 250.000 com o apoio de cerca de 6.000 colaboradores, e o game foi lançado com sucesso em março de 2016.

A Lenda do Herói, uma aventura musical

A Lenda do Herói é fortemente inspirado nos clássicos das eras 8 e 16 bits, tendo como fontes principais Wonder Boy in Monster Land e o consagradíssimo The Legend of Zelda. O resultado é um misto de celebração com a boa zueira que nós brasileiros dominamos como ninguém.

O diferencial da Lenda do herói está na trilha sonora, elemento-chave da série de vídeos que deu origem aos games, que acompanha cada passo do jogador de maneira interativa. Outros jogos que seguem um modelo parecido de narração são Bastion e Stanley Parable, mas nenhum optou por realizar esse feito de forma musicada.

A Lenda do Herói, uma aventura musical

Com um enorme orgulhinho, podemos dizer que esse realmente foi feito de brasileiros para brasileiros, com os desenvolvedores pensando no público nacional em primeiro lugar. Afinal, toda a composição das músicas foi feita em português brasileiro, sem previsão de tradução para outros idiomas.

E que graça teria o jogo para nós sem todas as piadinhas sobre a física absurda dos videogames? Não seria a mesma coisa, com certeza. Como mostram as visualizações no canal dos Castro Brothers no Youtube, as músicas de A Lenda do Herói são capazes de sustentar uma série de entretenimento sozinhas.

Apesar das barreiras linguísticas, A Lenda do Herói consegue ir muito além de letras sagazes. A construção das fases, jogabilidade, design e até mesmo a melodia das músicas por si só já o tornam um jogo em destaque, capaz de agradar até mesmo o público gringo sem qualquer conhecimento da língua portuguesa.

O Desenvolvimento de A Lenda do Herói

A Lenda do Herói, uma aventura musical

Criar um jogo de aventura com narração interativa musicada não é uma tarefa fácil. Não é preciso manjar muito de desenvolvimento de games para enxergar a dificuldade. Para começo de conversa, ao menos no mercado nacional, A Lenda do Herói foi pioneiro nesta façanha.

Embora houvessem inspirações firmes no campo de narrativa dinâmica, a música realmente foi uma novidade, e a equipe precisou trilhar seu próprio caminho sem a ajuda de ninguém.

Um aspecto interessante do projeto é que, a princípio, os Castro Brothers não possuíam nenhuma experiência com o desenvolvimento de games. A ajuda do estúdio Dumativa foi essencial para a evolução do projeto. Contudo, os irmãos garantem que também botaram a mão na massa, especialmente no que se trata de humor e música, especialidades que trouxeram reconhecimento para o projeto em primeiro lugar.

A Lenda do Herói, uma aventura musical

Os irmãos afirmam também que não basta apenas o reconhecimento no Youtube para fazer um game de sucesso. O cenário indie nacional ainda apresenta muitos obstáculos, e construir um projeto tão ambicioso não foi simples.

Ultrapassando as dificuldades, o projeto final é o que podemos ver hoje: um game polido, com fases diversas, que se comunicam com os clássicos e atendem a todas as expectativas criadas pelos seguidores ao assistir a série de vídeos.

A Lenda do Herói é um game pronto para agradar desde os fãs dos Castro Brothers até gamers saudosos que querem mais games no estilo 16 bit e estão dispostos a dar umas boas risadas. Quer dar uma olhada? Compre A Lenda do Herói na Steam!

Written by: Escritor MaxRender

Revista Brasileira de Computação Gráfica com foco nos melhores projetos nacionais e eventos.

No comments yet.

Leave Your Reply

MAXRender

A MaxRender foi fundada em 2012 em parceria com a Ramos3D Studio com objetivo de cobrir a interseção entre computação gráfica, artes e cultura.

Sua missão é valorizar e incentivar os projetos de excelência que são realizados em território nacional bem como seus criadores.

Tweets

RT @BlenderNation: Earlier today: New post: Isometric Map Animation https://t.co/9IT2DO5j3s #b3d https://t.co/DjTh8qQESS
RT @IGNBROficial: 4h da manhã? Me parece uma boa ideia um jogo de terrAAAAAA https://t.co/bAzpwwKSOZ