Cangaço RPG, o game mais nordestino que você respeita

Nos Estados Unidos, o Faroeste. No Brasil, o Cangaço. Você já se perguntou por que existem tão poucas obras que homenageiam e exploram a cultura brasileira? Foi essa questão que incentivou a equipe do Sertão Games, estúdio fundado em 2011 com o compromisso de criar jogos voltados especialmente para o público nacional.

O primeiro projeto nesse estilo da equipe foi Cangaço Wargame, um jogo de estratégia casual para Facebook. Nele, você controla um grupo de cangaceiros em batalhas multiplayer online por turnos em locais típicos do sertão, como fazendas, cidades e muito mais.

Cangaço RPG aproveita a mesma temática, mas utiliza um visual e jogabilidade completamente diferente para proporcionar uma experiência intensa e 100% brasileira ao público.

Cangaço RPG, o game mais nordestino que você respeita

Trata-se de um jogo de ação e estratégia em tempo real (RTT) voltado para o modo multiplayer online, mas que conta com três campanhas single player e até mesmo um sistema de custom games.

Os controles utilizam o mouse exclusivamente, seguindo o modelo point and click. Ao jogar no modo single-player, você pode selecionar e controlar todo o seu bando de uma só vez ou selecionar um a um, movimentando cada personagem estrategicamente.

Para quem quer conhecer um pouco mais o ambiente sertanejo, a primeira experiência ideal jogando Cangaço deve ser nas campanhas single-player, que também contam com dicas para o jogador se acostumar com a jogabilidade.

Cangaço RPG, o game mais nordestino que você respeita

Nas campanhas single-player, o jogador controla e conhece a história de três heróis: o Cangaceiro, a Cangaceira e o Capitão da Volante (polícia). Cada história ocorre em uma campanha diferente, com pelo menos duas possibilidades de final e eventos interrelacionados.

Em Cangaço, como em um bom RPG, você também pode escolher os atributos do seu herói, distribuindo pontos de experiêncie entre força, destreza e, por último mas não menos importante, fé.

É isso mesmo, você pode rezar para salvar seu bando ou xingar seus rivais, e essas proezas são acumuladas em uma Árvore de Habilidades. Além disso, você pode guardar equipamentos e power-ups, como armas e amuletos, e gerenciar a evolução de cada integrante do bando.

Cangaço RPG, o game mais nordestino que você respeita

Após concluir as campanhas single player, ou até antes, caso você seja apaixonado por multiplayer, Cangaço RPG conta com um modo competitivo com vários mapas de batalha. Você pode buscar mais jogadores com um serviço de matchmaking ou montar uma lista de amigos, assim como conversar com seu bando.

E se a criatividade está borbulhando com tantas referências nacionais, a Sertão Games deixou todo um sistema de edição de jogos personalizados para que você possa criar e editar seu próprio mapa, armas, unidades, itens, habilidades e campanhas em Cangaço RPG.

E, é claro, todas essas criações podem ser compartilhadas online com amigos. A Sertão Games prometeu até brindes para os jogadores que criarem os projetos mais populares.

A Arte de Cangaço RPG

Cangaço RPG, o game mais nordestino que você respeita

Quando a equipe da Sertão Games resolveu criar Cangaço RPG para destacar a cultura brasileira, eles estavam falando sério. O projeto recebeu consulturoria de um historiador especializado em cangaço, que garantiu que todos os itens, roupas, acessórios e cenário fossem fiéis à realidade.

O game também conta com uma técnica inédita, em que cada textura é pintada à mão com lápis de cor e, em seguida, aplicadas aos modelos 3D de personagens e cenários do jogo. O resultado é uma mistura impressionante e peculiar da arte digital e manual, que diz muito sobre o estilo de Cangaço.

Podemos observar essa peculiaridade também na construção do cenário, que conta com blocos visíveis e muito bem separados de chão, remetendo a modelos antigos de cenário, mas com objetos 3D mais realistas.

Cangaço RPG, o game mais nordestino que você respeita

E não podemos esquecer de destacar da trilha e efeitos sonoros de arrepiar do jogo. São mais de 25 músicas inéditas no mais tradicional estilo do Sertão, que se encaixam perfeitamente a diferentes momentos do jogo, e uma narrativa com dubladores nativos da região, que trazem as personagens à vida com total autenticidade.

Além disso, as caixas de texto que narram a história e guiam os jogadores pela campanha são parte de um Cordel, forma de poesia típica, criado especialmente para o game por um cordelista.

Cangaço RPG foi lançado em abril de 2014 para Windows, Mac e Linux. O game está disponível para venda na loja Splitplay.

Confira o trailer oficial de Cangaço:

Written by: Escritor MaxRender

Revista Brasileira de Computação Gráfica com foco nos melhores projetos nacionais e eventos.

Sem comentários ainda

Leave Your Reply

MAXRender

A MaxRender foi fundada em 2012 em parceria com a Ramos3D Studio com objetivo de cobrir a interseção entre computação gráfica, arte e cultura.

A nossa missão é valorizar e incentivar os projetos de excelência que são realizados em território nacional bem como seus criadores.

Tweets

Horizon Chase, acelere na nostalgia neste fascinante jogo de corrida @Horizon_Chase https://t.co/brCVto0m51 via @maxrender_CG
Galaxy of Pen & Paper, um RPG de mesa digital! https://t.co/NjalGHRdzk via @maxrender_CG
Conheça Starlit Archery Club, o spin-off de Starlit Adventures! https://t.co/zgYNvscp83 via @maxrender_CG