Ponami, o mobile RPG inspirado nos antigos povos da América do Sul

A cultura da América Latina é uma das mais ricas no mundo em termos de mitologia e folclore. Aqui, habitavam diversos povos indígenas com crenças e hábitos diferentes, construindo histórias que em muito ficaram no passado.

A Jogos Aurora, desenvolvedora de games independentes situada no Mato Grosso do Sul, buscou nessa rica diversidade cultural a inspiração para criar Ponami, um jogo que combina elementos de RPG e plataforma.

Ponami, o mobile RPG inspirado nos antigos povos da América do Sul

O game acompanha a jornada de Ponami, uma arqueira de 19 anos que cresceu em uma aldeia no topo da Cordilheira de Sajor, ambiente fictício inspirado na Cordilheira dos Andes.

Filha de guerreiros, o pai de Ponami faleceu na última batalha territorial que houve em Sajor, mas não pelas mãos da tribo rival, e sim por uma criatura elemental que foi corrompida pelas energias negativas dos humanos que ali guerreavam.

Nesse momento, enquanto a mãe de Ponami sentia uma enorme dor espiritual por perder seu companheiro, Ponami nasceu. O que eles não esperavam é que Ponami carregasse em si algo obscuro, que a torna diferente das outras pessoas.

Ponami, o mobile RPG inspirado nos antigos povos da América do Sul

Na cena inicial do jogo, Ponami conta essa história, e reflete sobre seu lugar no mundo.

“Não posso mais viver entre as pessoas e precisome livrar deste fardo. Ninguém na aldeia pode me ajudar. Talvez encontre respostas na floresta onde meu pai foi derrotado.”

Para desenvolver essa história complexa, cujos detalhes podem ser acessados no site oficial da Jogos Auroras, a equipe estudou a fundo a cultura inca, assim como seus mitos e expressões artísticas. O resultado foi um jogo com forte identidade indígena, mesmo sem citar locais reais.

Ponami, o mobile RPG inspirado nos antigos povos da América do Sul

Intercalado a esse enredo profundo e a jornada de autoconhecimento de Ponami, que caracterizam o game como um RPG, está uma jogabilidade bastante simples no estilo plataforma com exploração horizontal.

A jogabilidade é centrada em um joystick virtual, e o jogador aprende conforme joga em um tutorial bastante instintivo e simples, com as ações recomendadas indicadas na tela as primeiras vezes que devem ser executadas.

A principal arma de Ponami é o seu arco e flecha, com um modelo simples, semelhante a Angry Birds. Ou seja, você toca na tela e “puxa” o arco com seu dedo, mirando no alvo. Para seguir em frente no tutorial, você deve mostrar que é capaz de acertar o alvo ao menos uma vez.

Ponami, o mobile RPG inspirado nos antigos povos da América do Sul

O game conta com 6 mundos diferentes, com 8 fases cada e 23 itens secretos que devem ser descobertos para seguir para os próximos mundos. Atualmente, só o primeiro mundo está disponível. Os novos cenários serão inspirados em outros locais na América Latina, além da famosa cordilheira.

Para baixar, é só acessar a página do game na Google Play! O download é gratuito, e o game conta com propagandas e opções de compra dentro do aplicativo.

Confira o trailer oficial de Ponami:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=7u09dmD0_ag[/embedyt]

Written by: Escritor MaxRender

Revista Brasileira de Computação Gráfica com foco nos melhores projetos nacionais e eventos.

No comments yet.

Leave Your Reply

MAXRender

A MaxRender foi fundada em 2012 em parceria com a Ramos3D Studio com objetivo de cobrir a interseção entre computação gráfica, artes e cultura.

Sua missão é valorizar e incentivar os projetos de excelência que são realizados em território nacional bem como seus criadores.

Tweets

A 4ª Edição da Revista Maxrender já está disponível para download. Garanta já a sua DOWNLOAD:… https://t.co/oDAfJJFpsJ
Tcheco in the Castle of Lucio https://t.co/rT0kpjNYSt
Perca-se em Labyrinx, o novo board game da Red Nerds! https://t.co/yKThDfN3gr https://t.co/lC5NNP6A2M