Xenko, a nova game engine do Silicon Studio

Boa notícia para os desenvolvedores de game, há uma nova game engine na área e você pode adquirir a Versão Pro de graça até dezembro de 2017! É Xenko, uma game engine open source em C# para PC som suporte para a produção de games para Windows, iOS, Android, Xbox One e PlayStation 4.

Conhecida anteriormente como Paradox, Xenko surgiu nas notícias no fim de 2014. Criada pelo Silicon Studio, empresa sediada no Japão, essa ferramenta de desenvolvimento de games estava na versão beta desde então e, finalmente, foi lançada na versão 2.0 em 2017. Agora é oficial e com licença própria!

Atualmente, Xenko conta com as versões Personal, para uso pessoal e pequenos estúdios; Education, para uso não comercial em universidades; Pro, para estúdios de médio porte; Pro Plus, para estúdios maiores; e Custom, que é totalmente personalizável.

Como você pode imaginar, Xenko ainda é uma novidade no mercado, e essa é basicamente sua única desvantagem para o público brasileiro. Desde o site até a própria game engine ainda não contam com versões em português, e a comunidade produz tutoriais majoritariamente em língua inglesa também.

Xenko, a nova game engine do Silicon Studio

As vantagens, por outro lado, são muitas! Xenko foi desenvolvida especialmente para subir o nível das game engines com suporte para produção de games 3D e VR ultrarrealistas. O foco da Silicon era facilitar os processos e elevar a qualidade final dos resultados, que em muitas engines ainda é bastante limitado.

Xenko é feita para abarcar as necessidades de públicos diferenciados, desde grandes empresas até as pequenas indies. Inclusive, se a sua vontade é criar um jogo 2D mobile, a engine também servirá o propósito.

Para garantir essa qualidade elevada na renderização, a game engine é totalmente multithread e conta com os APIs gráficos DirectX 12 e Vulkan, além de sistemas complexos de iluminação, renderização, edição de partículas e efeitos de pós-produção.

Xenko, a nova game engine do Silicon Studio

Uma das características que a destaca bastante de outras game engines é a sua interface super intuitiva, que permite que você execute tarefas com mais facilidade, além de contar com diversos recursos muito úteis já no programa.

Ao utilizar Xenko para desenvolver o seu game, você terá acesso a um conjunto de ferramentas completo, que inclui um ótimo editor de cena, editor de imagem e curve editor e sistema de animação.

Em geral, quando você usa Xenko, você tem a possibilidade de editar tudo o que precisa diretamente na engine. Até mesmo os menus do game podem ser editados visualmente, um recurso bastante inovador em relação às outras engines.

Quando se trata de intuitividade, outra característica bem interessante é a possibilidade de arrastar e soltar modelos no jogo. Bem prático, não é?

A organização do projeto também é uma delícia a parte. A engine conta com um sistema de prefácio, que por si só já ajuda a esquematizar as etapas do desenvolvimento.

Xenko, a nova game engine do Silicon Studio

Outra característica positiva, mas que não se destaca tanto assim da concorrência, é o fato de Xenko ser open source. Isso significa que você pode utilizar a game engine para criar o que quiser e fazer o que bem entender, sem se preocupar com como você usa o programa.

E, para facilitar a vida dos desenvolvedores, Xenko é escalável e conta com um sistema de plugins. Sinta-se livre para implementar e extender a engine como quiser, caso encontre pontos em que acha necessário.

Sem dúvidas, Xenko é uma opção muito promissora. O único problema, como já falamos, é o quão fresca essa engine ainda está no mercado. Não existem muitos games desenvolvidos com Xenko, logo, não há muitas provas conclusivas dos seus resultados.

Além disso, a falta de uma comunidade ativa, disposta a produzir tutoriais e ajudar outros usuários, atrapalha a inserção de novos desenvolvedores que falam somente português.

Mas, o que hoje pode parecer um tiro no escuro, pode ser o futuro dos games realistas. Por enquanto, vale a pena aproveitar as promoções iniciais oferecidas pela Silicon, enquanto há uma grande vantagem para a empresa em oferecer incentivos a novos usuários.

Confira o launch trailer de Xenko:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=lpBxiUOqtgM[/embedyt]

Written by: Escritor MaxRender

Revista Brasileira de Computação Gráfica com foco nos melhores projetos nacionais e eventos.

No comments yet.

Leave Your Reply

MAXRender

A MaxRender foi fundada em 2012 em parceria com a Ramos3D Studio com objetivo de cobrir a interseção entre computação gráfica, artes e cultura.

Sua missão é valorizar e incentivar os projetos de excelência que são realizados em território nacional bem como seus criadores.

Tweets

RT @IGNBROficial: 4h da manhã? Me parece uma boa ideia um jogo de terrAAAAAA https://t.co/bAzpwwKSOZ
Assista o nosso vídeo e venha fazer parte do time @maxrender_CG https://t.co/Pb47bkJ5An https://t.co/jqRBBDwHZS
Conheça Warlock's Tower do studio Midipixel https://t.co/Zp4sUILaWp https://t.co/qNcTCuZ8Uc