Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

3 Estúdios De Animação Brasileiros Que Você Deveria Conhecer

30-12-2020

Nem só de Disney e Dreamworks vive o fã de animação. Os grandes estúdios produzem filmes fantásticos e com cenários e personagens que enchem os olhos. Porém, existem diversos outros estúdios com produções incríveis e que merecem ser vistas.

E por que não prestar atenção nas nossas próprias produções? Desde a década de 1990, a animação brasileira vem ganhando cada vez mais força.

O primeiro longa-metragem 100% animado em computador foi uma produção verde e amarela. O filme Cassiopeia, de 1996, trouxe destaque para o cenário nacional. E em 2014, a produção O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu, trouxe ainda mais popularidade para o país ao concorrer ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

O Brasil também sedia o Anima Mundi, segundo maior evento de animação do mundo. Desde produções cinematográficas até desenhos de TV, os estúdios brasileiros vem apresentando uma produção maciça e de qualidade. Por isso, vamos lhe apresentar 3 estúdios de animação brasileiros que você deveria conhecer.

1. Lightstar Studios

3-estúdios-de-animação-brasileiros-que-você-deveria-conhecer

Com sede em Santos - SP, a Lightstar está no mercado há mais de dez anos. Além da produção de programas e filmes próprios, como “SOS Fada Manu”, indicada ao Emmy em 2017, e “Super Fofos!”, o estúdio é famoso por suas colaborações em outros projetos.

O estúdio já colaborou com a Disney em “Tigrão - o Filme” e “A Pequena Sereia II”, e colaborou o desenho “Asterix e os Vikings”, de 2006. Já recebeu o Annecy Crystal Award, importante prêmio de animação, pelo longa “Rio 2096: Uma História de Amor e Fúria”. Outros dois filmes coproduzidos pelo estúdio, como “O segredo dos Kells” e “Chico e Rita” já foram indicados ao Oscar de melhor animação.

2. Split Studio

3-estúdios-de-animação-brasileiros-que-você-deveria-conhecer

A Split realiza todo tipo de projetos de animação, seja para TV, cinema, internet ou videogame. Já teve clientes famosos Cartoon Network e Nicklodeon. O estúdio é voltado majoritariamente para as produções 2D, e tem duas sedes: uma em São Paulo (SP) e uma em Fortaleza (CE).

O estúdio foi responsável por animar duas produções para lá de brasileiras. Uma foi a terceira temporada do famoso “Sítio do Pica-pau Amarelo”, desenho animado inspirado pelas histórias de Monteiro Lobato. Além disso, desde 2017, a Split também está por trás do desenho animado da “Turma da Mônica”.

3. Copa Studio

3-estúdios-de-animação-brasileiros-que-você-deveria-conhecer

Mais um representante do 2D. O Copa Studio tem sede no Rio de Janeiro e trabalha em parceria com grandes produtoras, como a Rede Globo, o Cartoon Network e a Hasbro. Os seus trabalhos no Cartoon Network são muito populares entre as crianças.

Entre as produções do estúdio, a mais famosa é “Irmão do Jorel”, que foi finalista do Annecy Awards e ganhou o prêmio Quirino de animação em 2019. Em exibição no Cartoon e disponível também na Netflix, o desenho acompanha a vida de um menino tímido que é conhecido por todos como “irmão do Jorel”, já que seu irmão é o cara mais popular do bairro e da escola.

E aí? Já tinha ouvido falar desses estúdios? Quer saber mais curiosidades sobre o mundo da animação? Então leia também nossas últimas edições da revista MaxRender.

 


Seja avisado quando a nova edição for lançada