Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

5 jogos brasileiros que fazem sucesso no exterior

27-07-2021

5-jogos-brasileiros-que-fazem-sucesso-no-exterior


Foi-se o tempo que o Brasil era tido como um ‘patinho feio’ na criação de games. Hoje, cada vez mais, desenvolvedores se destacam nas mais variadas plataformas, trazendo diversos jogos brasileiros que fazem sucesso no exterior.

E isso tem uma explicação lógica: nosso país é o 4º maior em número de jogadores online, posicionando-se também como um dos principais no mercados de games - apesar da posição não ser a que deveríamos ocupar. A estimativa é que esse setor chegue a US$ 2,3 bilhões (mais de R$ 12 bilhões) apenas em 2021.

Por isso, unindo relevância e reconhecimento lá fora, destacamos os 5 jogos brasileiros que fazem sucesso no exterior, mostrando que temos um potencial de crescer ainda mais!

1. Toren (2015)

Talvez o game da lista que impulsionou o mercado interno, visto que foi patrocinado pela Lei Rouanet, de incentivo à cultura. Seus desenvolvedores são de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, mas sua distribuição foi feita por uma empresa norte-americana.

Toren é “torre”em holândes e o jogo traz a história de uma menina que precisa chegar ao topo de uma desafiadora estrutura desse tipo. Foi disponibilizada para PC e PS4.

2. Distortions (2018)

Premiado em território nacional (como no BIG Festival) e também fora dele, é uma aventura exclusiva para PC lançada pela Among Giants, com sede em São Paulo. Seu diferencial é um cenário incrível, com uma perspectiva única na jogabilidade.

Com premissas surreais, foi base para outros jogos do gênero e alavancou o nome do Brasil. Não à toa, Distortions possui avaliações mais positivas fora do nosso país que de jogadores brasileiros.

3. Arida: Backland’s Awakening (2019)

Através de um puro retrato do sertão nordestino, esse jogo chama a atenção dos gringos por uma série de elementos próprios. Nele, encontramos Cicera, uma menina que precisa explorar e sobreviver em uma espécie de região de Canudos do século XIX.

Foi desenvolvido pela Aoca Games Lab, com apoio da Universidade Estadual da Bahia, para dar um contexto pedagógico ao jogo. Não à toa, o game para PC teve sucesso imediato, com uma possível sequência a ser lançada.

4. Aritana and the Twin Maks (2019)

Após o sucesso de Aritana e a Pena da Harpia, de 2015, a Duaik Entretenimento (desenvolvedora) resolveu abandonar o 2D e apostar em uma sequência 3D para PS4 e Xbox One. O resultado? Um dos mais aclamados games brasileiros no exterior.

É outro jogo que ambienta bem as percepções culturais do Brasil, com vários elementos da nossa cultura indígena (incluindo Aritana, "o" ou "a" protagonista). Amplamente premiado, é sucesso de crítica entre os gringos.

5. FOBIA - St. Dinfna Hotel (2021/2022)

Ainda em versão demo, é o mais aguardado dos jogos brasileiros nos últimos anos - tanto aqui quanto lá fora. Com foco no thriller de terror, é uma experiência imersiva para sobreviver e explorar tudo que tem a sua volta.

Desenvolvido pela paulistana Pulsatrix Studios, chegará para PC, PS4, PS5 e Xbox One, Series X e Series S. Apesar de esperarmos para 2021, ele ainda não tem data de lançamento prevista.

Acesse nosso site e tenha acesso a todas as edições da nossa revista!

Seja avisado quando a nova edição for lançada