Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

A maioria das empresas cobra mais e paga menos, aponta pesquisa entre profissionais de CG

25-10-2021

a-maioria-das-empresas-cobra-mais-e-paga-menos,-aponta-pesquisa-entre-profissionais-de-cg

A Revista MaxRender lançou uma pesquisa em seu Instagram @revistamaxrender no final de Setembro de 2021, que pode ser vista nos Highlights no menu MaxRender, com a seguinte pergunta:

Você acha que a maioria das empresas que contratam artistas Generalistas ou Programadores Full-Stack, realmente pagam salários compatíveis com o nível de experiência e habilidades exigidas?

Dos participantes, 7% disseram que SIM, que a maioria das empresas oferecem salários compatíveis com suas exigências. Contra esmagadores 93% que disseram que NÃO.


Indo direto ao ponto: Reflexão sobre o assunto

Após parar para pensar sobre esse resultado e comparar com a vida real, ou seja, com a realidade dos artistas com quem tenho contato no Brasil, eu cheguei a uma possível conclusão. Caso essa não seja a razão principal para esse problema, é bem provável que pelo menos tenha relação.


O que eu percebo é que, no geral, a maioria dos profissionais têm muita dificuldade em negociar. Uma vez que o nosso modelo educacional não foi criado para nos incentivar a exercitar a mentalidade empreendedora, que por sua vez, já estamos cansados de saber disso. Então não vou gastar tempo nesse aspecto. Quero então chamar a sua atenção para o que acontece quando você não sabe negociar.


O Poder da Negociação

Quando não temos a habilidade de negociação, a gente delega automaticamente decisões importantes da nossa vida a terceiros. Com isso, surge a negociação desequilibrada, ou seja, onde só um dos lados sai ganhando e o outro sai feliz acreditando ter conseguido um acordo maravilhoso. Quando você não sabe negociar um salário ou um valor a ser cobrado pelos seus serviços seja como freelancer e/ou empreendedor, o outro lado vai assumir o controle da negociação e vai ditar as regras do jogo. É nesse momento em que o perigo surge, as chances de você sair prejudicado(a) são alarmantemente altas.


 Conhecimento é literalmente poder, se você não conhece os seus direitos, você não terá direito a nada. (Marcelo Soares)



Para que uma negociação seja saudável, ambos os envolvidos precisam estar cientes do poder que têm nas mãos. Você, profissional, precisa saber o seu valor, o valor do seu tempo, das suas habilidades técnicas e quanto elas gerarão de receita para quem quer te contratar. E o outro lado, você empreendedor, precisa ter clareza do que precisa que seja entregue pelo contratado. Além de agir com honestidade e bom senso para saber exatamente como medir a relação custo benefício sem ser injusto nem com o contratado e nem com você mesmo. Um empreendedor experiente tem em mente que não se pode esperar alta qualidade de um serviço ou produto se o custo investe ridiculamente baixo. Essa é uma equação diretamente proporcional, tem que ter lógica. Em outras palavras, os melhores profissionais vão ser mais caros sim, é inevitável.


Por fim, deixo um conselho aos programadores e artistas Brasileiros. Caso você ainda não saiba negociar, comece agora mesmo a investir nessa habilidade. Estude, pesquise, leia a respeito. O conhecimento é a arma que você tem para não se tornar refém de empresas, pessoas e governos exploradores. Conhecimento é literalmente poder, se você não conhece os seus direitos, você não terá direito a nada.

Seja avisado quando a nova edição for lançada