Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

Comic Con Experience

01-12-2019

comic-con-experience


Desde 2014, no final de cada ano, acontece em São Paulo uma das atrações mais aguardadas pelos fãs de cultura pop em todo o Brasil: a Comic Con Experience (CCXP). Mas por que esse é o maior evento do mundo geek?

Este artigo mostrará um pouco mais sobre sua história e importância. Confira!

Conheça a Comic Con Experience

A Comic Con Experience é um evento de cultura pop realizado todos os anos desde 2014 na São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes. Com um formato bastante parecido com o da Comic Con que acontece em San Diego, nos Estados Unidos, (considerada a maior atração do gênero no mundo), ela cobre as áreas mais importantes dessa indústria, como histórias em quadrinhos, filmes, séries e games.

Desde a sua primeira edição, a Comic Con brasileira é organizada pelas equipes do site especializado em cultura pop Omelete, pela empresa importadora de colecionáveis Piziitoys e pela agência Chiaroscuro Studios. O evento conta também com diversos patrocinadores e apoiadores a cada ano.

O maior evento geek mesmo!

A Comic Con Experience é considerada o maior evento do mundo geek no Brasil, e os números da última edição mostram isso. Em 2018, mais de 262 mil pessoas estiveram presentes na São Paulo Expo durante os quatro dias do evento – desde 2014, foram cerca de 900 mil visitantes ao todo.

Para organizar um evento dessa magnitude, a edição de 2018 foi montada em uma área de 115 mil metros quadrados (equivalente a 16 campos de futebol do estádio do Maracanã), onde 120 estandes foram montados para receber o público e 103 marcas puderam expor seus produtos e serviços.

Durante a CCXP 2018, também não faltaram atrações. Foram cerca de 150 horas de painéis, palestras, premières de filmes e séries e workshops sobre cultura geek em geral. Além disso, mais de 5 mil cosplayers foram atendidos pelo Cosplay Universe, espaço dedicado a todos os fãs que adoram se vestir e interpretar seus personagens preferidos.

Mas as grandes atrações da CCXP são os convidados. Em 2018, por exemplo, o público pode conhecer alguns dos principais atores e diretores dos filmes e séries de televisão, como Sandra Bullock, Brie Larson, Tom Holland, Zachary Levy, Michael B. Jordan, M. Night Shyamalan, Chris Columbus, entre outros.

Já no Artists' Alley, o público teve a oportunidade de estar em contato com alguns dos mais importantes roteiristas, ilustradores e artistas gráficos do Brasil e do Mundo: John Romita Jr., Mike Deodato, John Cassaday, David Lloyd, Fábio Moon e Gabriel Bá.

A CCXP 2019

A edição 2019 da Comic Con Experience já tem data definida. O evento acontecerá entre os dias 5 e 8 de dezembro, novamente na São Paulo Expo. É importante ficar de olho na venda de ingressos e na abertura de novos lotes, já que alguns tipos já estão esgotados.

Para saber mais sobre a CCXP e outros eventos de cultura pop no Brasil e no mundo, acesse nosso site e veja as novidades em primeira mão. Você também pode baixar as edições anteriores de nossa revista e conferir como foram nossas coberturas de eventos.

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Artigos relacionados