Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

Como anda o mercado de games durante a pandemia?

19-07-2021

como-anda-o-mercado-de-games-durante-a-pandemia



Caso você não saiba, os jogos eletrônicos tiveram um crescimento significativo durante a pandemia. Só em 2020, o mercado de games chegou a atingir 20% a mais de seu crescimento, o que chegou a levantar US$165,9 bilhões de reais em todo o mundo. Ou seja, 60% a mais, se comparando aos mercados da música e do cinema, respectivamente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e entenda um pouco mais sobre a atuação do mercado de games neste período de pandemia.

Como a pandemia no Brasil afetou o mercado de games?

De acordo com a Newzoo, só no Brasil, o mercado de games chegou a faturar mais de US$ 1,6 bilhão em 2019. Em 2020, esse valor triplicou, e em 2021, especialistas estão projetando números de acordo com o comportamento dos consumidores desse setor.

Em uma entrevista coletiva, foi verificado que mais de 75% dos entrevistados disseram que jogaram muito no ano passado (2020), e cerca de 42% disseram que realizaram gastos com compras de games.

A prática dos games se tornará cada vez mais tendência

Em suma, o ato de jogar não é somente passar um tempo com os amigos ou com a família, mas como também uma forma de se relacionar cada vez mais com diversas pessoas e grupos. No último ano, em decorrência do isolamento social, as questões de vivência e contato com pessoas por meio do meio virtual pelos jogos online aumentou ainda mais.

Sendo assim, um mês depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que, de fato, estávamos em uma pandemia, o rapper Travis Scott, realizou um show dentro do jogo Fortnite.

Esse evento acabou juntando mais de 27,7 milhões de jogadores, e só no ano passado, algumas marcas importantes se associaram no Brasil ao game “Grand Theft Auto”, a fim de realizar dentro do jogo um tipo de carnaval virtual.

Os pais também estão cada vez mais inseridos no mundo dos jogos

Uma consequência da pandemia é que, enquanto no isolamento social, as famílias — dentro de suas casas — passaram a prestar mais atenção nos jogos, especialmente os pais. Antes, os filhos estariam jogando no Roblox para criar mundos virtuais e os pais não saberiam o que eles estariam de fato fazendo.

Em razão dos contextos trazidos pela pandemia, as famílias estão se aproximando ainda mais desse universo. E mesmo aqueles que tinham aversão aos jogos, acabaram por gostar das variedades disponibilizadas no mercado. O setor de games cresceu e hoje oferece jogos para tudo quanto é gosto.

Conclusão

Conforme vimos, o mercado de games andou na contramão do sistema, se formos comparar os outros mercados que acabaram tendo prejuízos financeiros sérios durante a pandemia. A tendência é que o setor cresça ainda mais, visando à conquista de diversos públicos neste período de isolamento social.

Agora que você já sabe como anda o mercado de games no mundo e no Brasil, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo a nossa revista e fique por dentro das novidades do mundo dos games.

Seja avisado quando a nova edição for lançada