Artigo

Entenda como a plataforma Twitch tem revolucionado o mundo dos games

Entenda como a plataforma Twitch tem revolucionado o mundo dos games

 

entenda-como-a-plataforma-twitch-tem-revolucionado-o-mundo-dos-games

A Twitch é uma plataforma de transmissão ao vivo que proporciona interatividade entre os 'streamers' e o espectador, através de conteúdos como: games, entretenimento, música, esporte, entre outros.

Há 11 anos no mercado, o serviço vem revolucionando o mundo dos games e hoje é o lugar favorito entre as pessoas que gostam de compartilhar seus 'gameplays' ao vivo, seja em jornada solo ou 'multiplayer'.

No texto a seguir, você vai entender porque a Twitch tem revolucionado tanto o mundo dos games. Acompanhe!

 

Mas afinal, o que é e como funciona a Twitch?

 

A Twitch é proveniente da plataforma Justin.tv, fundada em 2007 para transmitir conteúdos de vídeo em várias categorias. No entanto, a categoria de games foi responsável pelo maior sucesso da plataforma, fazendo com que o serviço criasse uma nova base exclusivamente para essa categoria. Então, em junho de 2011, a Twitch.tv foi criada.

O sucesso da Twitch.tv foi tão grande, que três anos depois, a própria Justin.tv foi incorporada pela Twitch. Meses depois, a poderosa Amazon adquiriu a plataforma por uma bagatela de quase 1 bilhão de dólares. Desde sua aquisição, em 2014, a Twitch continua operando de maneira independente, como uma subsidiária integral da Amazon.

Assim como o YouTube revolucionou o acesso aos vídeos, a Twitch revolucionou as transmissões de conteúdo, sendo o mercado dos games o mais poderoso na plataforma. As transmissões são realizadas online e não requerem inscrição dos usuários, a não ser que eles queiram bater papo durante os 'streams' ou queiram se tornar 'streamers'.

Enquanto antigamente os videogames eram atividades solitárias para jogadores ou envolviam apenas um número limitado de pessoas no mesmo local, hoje a realidade é totalmente diferente. Além do mais, as pessoas gostam de assistir outras pessoas jogando e competindo.

Visando esse modelo de negócios, a Twitch se aproveitou desse gancho e da enorme comunidade entre os gamers e telespectadores para revolucionar a transmissão de partidas de jogos, tendo várias modalidades transmitidas e patrocinadas pelo mundo inteiro, valendo, inclusive, prêmios em dinheiro entre os competidores.

 

O eSports alavancou o crescimento da Twitch?

 

O crescimento da Twitch está, sem sombra de dúvidas, diretamente relacionada aos chamados eSports. Para quem não faz ideia do que estamos falando, o eSports é uma categoria de partidas realizadas exclusivamente em arenas virtuais.

As mais diversas disputas, em diversos gêneros, podem ser transmitidas e arquivadas, para que as pessoas possam assistir depois. A plataforma hospeda torneios online e também off-line. Milhares de jogadores se enfrentam, possibilitando com que os espectadores assistam e comentem ao vivo.

Atualmente, diversos canais renomados realizam transmissões de partidas pela Twitch. Uma pesquisa da "Games Industry" apontou que os MOBAs (Multiplayer Online Battle Arena), são os eSports mais populares, ultrapassando 400.000 contas de streaming ativas na plataforma.

O MOBA "League of Legends" é um grande exemplo disso, sendo um dos games mais bem sucedidos do mundo. Além do mais, jogos de tiro como PUBG e Fortnite também são extremamente populares na plataforma. Outros games de tiro em primeira e terceira pessoa também fazem sucesso, assim como a crescente dos jogos de esportes tradicionais.

 

Qualquer um pode acessar a Twitch?

 

Qualquer pessoa pode acessar a Twitch através de PCs, consoles de videogame que suportem a plataforma e também smartphones através do navegador ou do próprio app da Twitch.

O serviço conta com bate-papo interativo em tempo real e os vídeos ficam arquivados para sempre, podendo serem vistos a qualquer momento após as transmissões.

Que tal concorrer a R$ 400,00 todo mês? Ao assinar o nosso programa MaxRender você não apenas concorre a esse valor em gift cards na Amazon ou na Steam todos os meses, mas também contribui com a comunidade artística Brasileira ao nos ajudar a manter a revista!

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Foto Autor

Marcelo Ramos

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ  e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.