Quem viu Fall lembra da torre de TV no meio do nada, com as duas protagonistas presas lá em cima. A sequência, Fall 2: Deadpoint, lançada nos cinemas americanos em 2 de setembro pela Lionsgate, troca a torre por uma montanha inteira, e o estúdio que deu conta disso abriu os bastidores nesta semana. A Koala FX, que já tinha cuidado dos efeitos do primeiro filme, entregou mais de 400 planos e criou em CG o Monte Kwan, a montanha fictícia da Tailândia onde Jax e Luce ficam presas numa trilha de tábuas presas à rocha depois de um deslizamento.
O truque começou no set. As passarelas de madeira foram construídas de verdade na parede de uma pedreira na Tailândia, com trechos a uns seis metros do chão, onde atrizes e dublês podiam filmar com luz natural. Depois, os efeitos estenderam as paredes de pedra e montaram o vale em volta, misturando matte painting digital, extensões de cenário em 2.5D e ambientes totalmente em CG. Segundo a cofundadora Dasha Sherman, a diferença em relação ao primeiro filme é enorme, porque a torre era um ponto só com o horizonte em volta, enquanto a montanha tem esquerda, direita, cima e baixo. Ela chegou a dizer à befores & afters que a montanha funciona quase como um personagem do filme.
Como havia pouco fundo azul no set, quase tudo foi recortado na mão com rotoscopia. O supervisor Menelaos Pampoukidis explicou que a saída foi manter sempre a iluminação original de cada plano, o que preservou as bordas das atrizes sem precisar reconstruí-las. Para os closes na rocha, a equipe usou LiDAR e várias versões de cada asset por distância, e um truque curioso, que é pegar pedras pequenas, aproximar a câmera e suavizar as bordas para que pareçam gigantes. O tema da rotoscopia anda quente, aliás, com ferramentas como a SmartROTO, da Foundry, que promete roto quatro vezes mais rápido.
A outra novidade do filme é a IA. A Koala trabalhou com a Flawless, empresa do roteirista Scott Mann, que no primeiro Fall já tinha usado a ferramenta TrueSync para trocar palavrões na dublagem. Desta vez, o uso foi em remoção de cabos de segurança, presentes em centenas de planos, com a Koala testando a ferramenta e devolvendo correções aos desenvolvedores. A parceria continua em Fall 3, que já está sendo filmado com Mann na direção. O breakdown completo está no canal da Koala FX no YouTube.