Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2019

Gryphon Knight Epic, o shmup medieval do Cyber Rhino Studio

Você adora um game shoot ‘em up, mas quer sair da mesmice? Que tal esquecer as navinhas e embarcar em uma aventura medieval na garupa de um grifo? Essa é a proposta de Gryphon Knight Epic, o shmup 2D com toques de exploração de mundo da desenvolvedora brasileira Cyber Rhino Studio, que já ganhou prêmios como Melhor Tecnologia no SBGames 2015.

Gryphon Knight Epic conta a história de Sir Oliver, um cavaleiro condecorado, e Aquila, o seu grifo. No começo do game, Sir Oliver é praticamente um senhor aposentado. Ele já fez tudo que um cavaleiro pode querer. Salvou o reino, derrotou um dragão, casou com a princesa. Contudo, o “felizes para sempre” ainda não chegou para esse cavaleiro.

A paz do reino é interrompida, e para devolver a ordem, Sir Oliver terá de enfrentar um desafio que jamais imaginou: derrotar seus próprios companheiros, que foram corrompidas por artefatos mágicos.

gryphon-knight-epic-o-shmup-medieval-do-cyber-rhino-studio

Como você pode imaginar, o ritmo de Gryphon Knight Epic é bem diferente do típico jogo de navinha. Em vez de naves, você voa em um animal com asas. Em vez de armas de fogo e lasers, você atira flechas. Essas características diferenciadas pedem um game mais lento, que não tem nada de bullet hell, e abrem alas para desafios únicos, que muitas vezes não tem espaço no gênero. Por exemplo, o game conta com vários puzzles em algumas fases.

Uma das grandes vantagens de Gryphon Knight Epic, na verdade, são as fases criativas e totalmente diversificadas, que carregam elementos de gêneros diversos. Nenhum inimigo ou fase é repetitivo neste game. Em uma fase, você enfrentará animais da floresta enquanto busca do mestre, um elfo arqueiro. Em outra, terá que desviar de balas de canhão de navios pirata. Há até mesmo uma fase inteira em progressão vertical.

gryphon-knight-epic-o-shmup-medieval-do-cyber-rhino-studio

Todas essas fases podem ser exploradas livremente através do mapa, na ordem que você quiser. O único problema é a dificuldade. Jamais confunda “ritmo lento” com “game fácil”. O jogo Gryphon Knight Epic é desafiador e, para a maioria dos jogadores, o modo fácil é a única opção. Às vezes será necessário voltar para fases que você já fechou antes de seguir em frente no game, só para conseguir upgrades que vão equilibrar a dificuldade.

A boa notícia é que, a cada mestre que derrota, você coleta um artefato mágico novo, que concede poderes aos seus personagens. Esse e outros aspectos do game estabelecem uma conexão curiosa com Mega Man, uma semelhança difícil de se imaginar quando estamos falando de um shmup medieval.

gryphon-knight-epic-o-shmup-medieval-do-cyber-rhino-studio

Gryphon Knight Epic é um jogo bem interessante, que mata a nostalgia dos jogos de navinha ao mesmo tempo que dá uma cara nova para o gênero. O game conta com 8 fases no total, todas feitas manualmente, e pixel art 2D em um estilo levemente cartunesco.

O game Gryphon Knight Epic está disponível para Windows, MAC e Linux pela Steam e para Xbox One e PS4.