Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2019

Meta a porrada em geral no brasileiríssimo 99Vidas: O Jogo

E aí, que tal descer a porrada em geral num bom Beat ‘Em Up e de quebra curtir o bom humor brasileiro em uma chuva de referências? 99Vidas: O Jogo tem tudo isso e um pouco mais. O game é uma parceria entre a desenvolvedora QUByte Interactive e o podcast 99Vidas, no qual os amigos Jurandir Filho, Izzy Nobre, Bruno Carvalho e Evandro Freitas abraçam a nostalgia e discutem games clássicos e memórias de infância.

Criado em 2010 por Jurandir e Izzy com intuito de relembrar as jogatinas em locadoras de games, o podcast cresceu tanto em membros quanto em número de seguidores, se tornando uma “grande máquina do tempo sobre nostalgia”, como eles mesmo dizem. E com isso, veio o sonho de fazer um game que consolidasse tudo o que o 99Vidas representa: nostalgia, humor e todos os atributos que um game clássico merece.

meta-a-porrada-em-geral-no-brasileirssimo-99vidas-o-jogo

99Vidas: O Jogo é exatamente isso. Com Pixel Art super colorida e uma trilha sonora pra lá de saudosista, já na primeira olhada dá pra dizer que a equipe do QUByte acertou em cheio. O game é um Beat ‘Em Up dos mais clássicos, com formato Side-Scroller e um bando de NPCs que aparecem para atacar você de uma vez só, sem deixar você seguir em frente até que o último tenha caído (e evaporado da tela).

Para quem acompanha o 99Vidas, a experiência é melhor ainda. O game está recheado de piadas internas que só um fã do podcast poderia sacar. Para começo de conversa, os protagonistas do game são a própria equipe 99Vidas, e todos os NPCs representam alguma pessoa real ou elemento da nossa cultura.

Por exemplo, logo no primeiro cenário podemos ver um moleque vomitando do lado de fora de uma locadora. Esse moleque reprenta o próprio Jurandir quando tinha 11 anos, que vomitou de ansiedade quando Dona Graça, que cuidava da locadora do bairro, avisou que estava saindo para comprar Mortal Kombat 2.

meta-a-porrada-em-geral-no-brasileirssimo-99vidas-o-jogo

Vale mencionar também que a própria Dona Graça também aparece como personagem em 99Vidas: O Jogo. Ela é uma das primeiras mestres do jogo e, é claro, é dona de uma locadora junto com o Seu Roberto.

Quando o assunto é jogabilidade, 99Vidas: O Jogo segue o padrão clássico de outros Beat ‘Em Up consagrados, como Streets of Rage, e tem tudo para agradar qualquer fã do gênero. O game tem três modos diferentes: Campanha, com 8 fases no total; Versus, para você focar apenas na porradaria; e Sobrevivência, para testar seus limites.

meta-a-porrada-em-geral-no-brasileirssimo-99vidas-o-jogo

Você pode optar por jogar 99Vidas: O Jogo sozinho ou com até 4 amigos no modo multiplayer local e online. E é aí que entra o único probleminha do jogo: os inimigos são tão intensos que o modo single player fica difícil até demais, obrigando o jogador a usar golpes especiais que consomem vida.

99Vidas: O Jogo não está livre de falhas, mas ainda é um título incrível, que representa tudo o que há de melhor no Brasil... o brasileiro! O game está disponível para Xbox One, PS3, PS4, PS Vita e na Steam