Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2019

Momodora: Reverie Under the Moonlight, um lindo metroidvania brasileiro

Se você gosta de um bom Metroidvania e nunca jogou Momodora, está mais do que na hora de mudar essa situação. Com uma linda e nostálgica Pixel Art e a jogabilidade clássica dos Action Platformers com tela Side-Scroller, a série Momodora já conquistou reviews e honras incríveis em sites de games renomados no mundo todo.

Com quatro jogos no total, Momodora: Reverie Under the Moonlight foi o lançamento mais recente da série, e atua como prelúdio para os demais. O game se passa no mesmo universo que os fãs de Momodora já conhecem, mas há 400 anos antes dos eventos de Momodora I. É uma ótima porta de entrada para quem nunca ouviu falar e também uma ótima adição para aqueles que já são apaixonados pela série.

Em Momodora: Reverie Under the Moonlight, conhecemos Kaho, sacerdotisa que habita em uma terra amaldiçoada e decadente, onde o mal se espalha assustadoramente. Na esperança de salvar a terra, ela sai em busca de uma audiência com a Rainha, que possivelmente guarda as respostas para a aparição das criaturas malignas que assolam o seu vilarejo e todo o império.

momodora:-reverie-under-the-moonlight,-um-lindo-metroidvania-brasileiro

Com uma folha de bordo bem afiada (sim, a folha nacional do Canadá) e um arco e flecha, Kaho segue sua jornada, enfrentando desde gosmas e centopéias até bruxas. Para tornar tudo mais interessante, o game segue em progressão não linear. É quase como um mundo aberto, onde você é incentivado a explorar todo o mapa como bem entender sob o risco de não ter o item ou habilidade necessários para seguir por aquele caminho.

Em termos de gameplay, Momodora: Reverie Under the Moonlight conta com todos os elementos clássicos para agradar os fãs do gênero, além de controles super responsivos. Em outras palavras, é joinha.

momodora:-reverie-under-the-moonlight,-um-lindo-metroidvania-brasileiro

Como todo bom game retrô, também podemos dizer que Momodora é bem desafiador. Você precisa se adaptar aos desafios do cenário, assim como aos estilos diversificados dos inimigos, e aprender as melhores técnicas de batalha para essa protagonista. Inclusive, vai uma dica: Kaho não é muito resistente a ataques diretos, por isso, vale caprichar na esquiva e nos golpes à distância.

Se dificuldade não é para você e o que realmente procura é uma história interessante com controles fluidos e arte incrível, não se preocupe. Momodora: Reverie Under the Moonlight conta com diferentes níveis de dificuldade, de modo que não tem erro, seja você um jogador casual ou um gamer experiente.

Momodora e o estúdio Bomb Service

momodora:-reverie-under-the-moonlight,-um-lindo-metroidvania-brasileiro

Inspirado em mega clássicos como The Legend of Zelda, Castlevania e Chrono Cross, para o gamer e desenvolvedor Rdein, a ideia para a série Momodora foi apenas um passo natural na trajetória de alguém tão apaixonado por games.

Momodora: Reverie Under the Moonlight já é o quarto game de uma série que começou humildemente como um projeto gratuito lançado no itch.io em 2010, quando Rdein tinha apenas 18 anos. Muita coisa mudou desde então, e agora não só os games são comercializados, como Momodora: RUTM está disponível também para os consoles!

Apesar de não ser um título tão conhecido no Brasil, Momodora foi criado por um brasileiro. Por trás do apelido “Rdein”, está Guilherme Martins, que colaborou com pessoas do mundo inteiro no estúdio Bomb Service. Então, ao comprar Momodora: RUTM, você vai aproveitar um ótimo metroidvania e, de quebra, apoiar o mercado indie nacional.

Então, está esperando o quê? Dê uma olhadinha em Momodora: Reverie Under the Moonlight na Steam, na PlayStation Store ou na Microsoft Store!