Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

Por que criatividade e inspiração são essenciais para o processo criativo no design?

09-12-2020

por-que-criatividade-e-inspiração-são-essenciais-para-o-processo-criativo-no-design

A criatividade e a inspiração são necessárias para que o processo criativo flua no design. É através do uso desses dois conceitos, que o profissional de design pode ter ideias inovadoras na hora de realizar o seu trabalho.

Criatividade

por-que-criatividade-e-inspiração-são-essenciais-para-o-processo-criativo-no-design

A criatividade é a produção ou invenção de algo novo, é resolver problemas de forma original, é o ato de pegar ideias ou objetos que já existem e transformá-los, para que tenham mais ou outras funções, é expandir a utilidade das coisas para novos campos. A criação permite ao mundo possuir mais recursos, para que as pessoas possam viver de uma maneira nunca pensada. Os frutos das invenções trazem benefícios para a sociedade e tem o potencial de torná-la melhor e mais próspera.

Inspiração

O processo criativo necessita da inspiração, é por meio dela que se pode despertar novas ideias e reavivar memórias. A inspiração abre o caminho para que o processo criativo possa fluir e gerar novos pensamentos, conceitos e teorias. E dessa forma, com muita inspiração, quem assume o papel de criação fica livre para associar os mais diferentes tipos de material e produzir algo único e útil.

Processo Criativo

por-que-criatividade-e-inspiração-são-essenciais-para-o-processo-criativo-no-design

O profissional de design carrega a responsabilidade de desenvolver um trabalho que ofereça ao seu público a sensação de estar vivenciando uma experiência nova e marcante. Quando a criatividade é posta em prática, o resultado surpreende, intriga ou emociona as pessoas. Por isso, a inspiração e a criatividade são tão importantes para o processo criativo no design.

Há várias maneiras de reunir inspiração para que se possa criar, além disso, resolver um problema requer que se pense sobre uma mesma situação, de vários ângulos. Então, para estimular a criatividade é preciso mudar o modo habitual de se pensar sobre as coisas. O recomendável é sair da rotina e experimentar coisas novas e diferentes, pois a mudança de ambiente ou o ato de fazer algo pela primeira vez, incentiva as conexões entre assuntos aleatórios, o que pode se tornar a fonte de muita inspiração.

A criatividade precisa ser exercitada, treinada e desenvolvida. A técnica do brainstorming, por exemplo, também chamada de tempestade de ideias, é utilizada para projetos feitos em grupo e busca resolver um problema por meio das ideias expostas pelos participantes. O que é mais interessante é que a técnica reúne as ideias de várias pessoas com jeitos de pensar e personalidades diferentes e a conexão pode ser construída a partir de tudo que foi sugerido. A solução do problema surge através da mente de vários indivíduos, em vez de surgir apenas de uma pessoa.

Conversar com pessoas de estilos, idades e lugares diferentes é também uma ótima forma de obter inspiração, pois é possível criar um repertório muito mais rico. Pesquisar sobre diversas épocas, estar atualizado com as novidades do mundo atual e consumir uma enorme quantidade de informação, vão possibilitar que seja muito mais fácil para um profissional de design criar projetos inovadores, originais e úteis para a sociedade.

Gostou do assunto e quer saber mais? Acesse o nosso site e baixe as edições anteriores da revista.

Seja avisado quando a nova edição for lançada