Artigo

Qual o impacto do 5G no mundo dos games?

Qual o impacto do 5G no mundo dos games?

qual-o-impacto-do-5g-no-mundo-dos-games

A conexão de internet móvel 5G é o mecanismo mais atual de velocidade para downloads e envio de arquivos.

Nesse sentido, trata-se de um upgrade do sistema 4G com maior potencialização na velocidade e na qualidade dos processos realizados no seu celular.

Continue a leitura e entenda o impacto do 5G no mundo dos games.

 

Qual a relação do 5G com os games?

Além de facilitar a interação entre múltiplos aparelhos simultaneamente, o 5G está completamente relacionado ao mundo dos games. A indústria dos jogos se torna cada dia mais democrática e inclusiva através do sistema 5G.

A rede permite que os jogadores enfrentem uma taxa reduzida de queda de conexão, além de minimizar os problemas relativos ao “lag”, termo utilizado para se referir ao tempo de resposta do clique na tela que ativa alguma ação no jogo.

 

Os impactos do 5G nos jogos mobile

O padrão de velocidade a constância de conexão proporcionado pelo 5G são fatores que facilitaram a vida dos jogos de celular. Afinal, tornou-se possível aumentar o número de jogadores dentro de uma mesma plataforma sem sobrecarregar os servidores.

Com isso, os aparelhos celulares também passaram a suportar jogos mais pesados, a defasagem técnica é compensada pela redução do trabalho computacional que o jogo exige.

A chamada “nuvem” é um mecanismo de armazenamento de dados que permite maior leveza e fluidez ao jogo instalado no celular. Desse modo, fatores que pesariam a jogabilidade e a estabilidade do jogo em aparelhos inferiores são anulados.

Essa ferramenta proporciona uma nova perspectiva ao mundo dos games de celular, será cada vez mais comum a criação de plataformas focadas em uma oferta de jogos, como um streaming de séries e filmes.

 

A realidade virtual e o 5G

 

A realidade virtual (RV) é uma tecnologia que permite uma visualização de um mundo digital imersivo em 360 graus. Nesse sentido, a menor latência da rede 5G indica um aumento da utilização do sistema de RV.

Quanto ao 4G, o uso da realidade virtual seria debilitado, principalmente no mundo dos jogos. Afinal, vários jogadores utilizando essa ferramenta gerariam uma perda de pacote e uma inconstância que inviabilizaria o jogo.

Além de atrapalhar a imersão e a proposta da RV, os problemas de lag nesse mundo também podem gerar consequências físicas como náuseas e tonturas. Portanto, a rede 5G é importante para o avanço dessa tecnologia nos jogos.

Com isso, temos também a realidade aumentada (RA). Trata-se da junção do mundo virtual e do mundo real. É possível identificar esse mecanismo em alguns jogos da atualidade, nos quais você consegue capturar imagens virtuais em ambientes reais, apontando a câmera do seu celular.

Portanto, conforme os jogos se adaptam e novas tecnologias são implementadas, é necessário que as redes de conexão acompanhem esse movimento. A rede 5G permite que os jogadores não enfrentem problemas ao se depararem com os jogos mais atuais.

Quer saber mais sobre informações de jogos, plataformas online, computação gráfica e animações, focadas no mercado nacional Brasileiro? Baixe as edições da revista MaxRender hoje mesmo - DOWNLOAD.

 

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Foto Autor

Marcelo Ramos

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ  e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.