Artigo

Saiba como entrar no metaverso

Saiba como entrar no metaverso

 

saiba-como-entrar-no-metaverso

 

Em meio a forte e cada vez mais constante presença da internet e das novas tecnologias em nossas atividades do dia a dia, o acesso a um mundo virtual em que as pessoas têm a possibilidade de interagir está ganhando espaço e se tornando tendência mundial, principalmente diante do cenário pandêmico que exigiu que muitas questões fossem realizadas a distância.

Nesse contexto, conhecido como metaverso, este ambiente coletivo, imersivo e interativo é uma das maiores evoluções quando se fala em avanço tecnológico. Trata-se de um mundo virtual que, com base na internet, combina as realidades virtual e aumentada, e funciona por meio de diferentes dispositivos digitais.

 

Possibilidades do metaverso


Previsões de especialistas indicam um crescimento do uso e da influência do surgimento das novas tecnologias em diversas áreas de nossas vidas. Com o metaverso, em especial, as possibilidades tomam uma proporção ainda maior nas sociedades contemporâneas.

Caracterizado pela presença de avatares virtuais, personagens ou influenciadores digitais, no metaverso é possível realizar uma grande variedade de atividades relacionadas ao nosso cotidiano. Relacionamentos sociais, laser, processo de ensino-aprendizagem, questões profissionais, desde as mais simples até mesmo as mais complexas, são apenas algumas das situações que poderão ser realizadas no metaverso.

Com o uso de simuladores 3D, realidade virtual e outras soluções tecnológicas, diversas áreas podem tirar proveito deste novo recurso tecnológico, como o mundo dos games, empresas de tecnologia, e até outros segmentos, como a medicina, por exemplo.

 

Como acontece o multiverso na prática


Toda essa vivência nessa nova realidade pode gerar muitas dúvidas a respeito do seu funcionamento, acesso e outras questões envolvidas. Sendo assim, podemos citar alguns dos fatores necessários para poder entrar neste mundo de realidade virtual.

  • Conexão com internet de alta qualidade 
    Velocidade e estabilidade de internet é uma questão que traz mais praticidade para qualquer tipo de atividade online. Quando se trata do metaverso, a qualidade da internet é essencial, diante da possibilidade de interação com os usuários de diversas plataformas online. Nessa questão, a tecnologia 5g será fundamental.
  • Criptomoedas 
    Conforme a plataforma e o ambiente em que a pessoa esteja no metaverso, as criptomoedas, uma espécie de dinheiro digital, são de grande importância, devido às possibilidades de negociações e transações nestes mundos virtuais. Vale ressaltar que atualmente há muitas criptomoedas no mercado, que fazem o processo de aquisição de modo seguro.
  • Acessórios e hardwares específicos
    Quando se utiliza dispositivos e equipamentos de qualidade e característicos do metaverso, as experiências imersivas e interativas se tornam mais avançadas. Acessórios, como joystick, óculos de realidade aumentada, luvas e demais dispositivos táteis, são apenas alguns elementos que vão fazer o metaverso ser aproveitado de modo bastante eficaz.

 

Vimos, portanto, que o metaverso vem para realmente transformar as relações entre as pessoas nesse novo universo online, além de trazer novas experiências aos usuários. E para estar sempre bem informado a respeito das questões relacionadas ao metaverso, bem como de outros assuntos de computação gráfica, games e animações, acompanhe o site da Revista Maxrender e conheça o conteúdo de todas as nossas edições.

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Foto Autor

Marcelo Ramos

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ  e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.