Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

Saiba tudo sobre o BIG Festival

21-10-2021

saiba-tudo-sobre-o-big-festival


Considerado o maior evento de jogos ‘indies’ de toda a América Latina, o Brazil’s Independent Games Festival, conhecido como BIG Festival, teve sua primeira edição em 2012. De lá para cá, expandiu-se e virou referência no mundo dos jogos, atraindo países de outros continentes.

Em 2021, ele aconteceu entre 3 a 9 de maio, respeitando as medidas sanitárias em decorrência da pandemia da Covid-19: O evento foi 100% online. Sua realização foi feita pela Bits Produções, que conta com uma série de parceiros, sejam em patrocínios ou apoio.

Dessa forma, trazemos esse artigo completo elencado tudo o que você precisa saber sobre o BIG Festival.

Verticias do evento

Esse encontro da área dos games independentes latino-americanos, possui uma série de ações realizadas para os mais diversos segmentos. Entre eles se destacam:

- BIG Business Meeting, que reúne rodada de negócios para o empresariado;

- BIG Brands, com interação e experiências promovidas por grandes marcas do setor;

- BIG Careers, elencando informações de mercado, além de dicas para quem está iniciando;

- BIG E-sports, campeonato próprio do gênero para jogadores a nível amador;

- BIG Latin America, que engloba games e desenvolvedores de alguns países da América do Sul, além da Costa Rica e o México;

- BIG Diversity, focado em jogos de diversidade.

Ainda, conta com outras atrações, como BIG XR/VR (realidade virtual), BIG Publishers, BIG Ventures, BIG Impact, BIG Forum, BIG Educators, BIG Dev e BIG Creative Industry, cada um oferecendo uma experiência única aos mais variados nichos do evento.

Ações gratuitas

Talvez o que mais atraia o interesse do público gamer é que o BIG Festival, tirando a área de Business Meetings, dispõe de ações totalmente gratuitas e acessíveis aos mais variados perfis. Em 2021, isso se intensifica, pois todo o processo será transmitido pela plataforma NimoTV, de streaming.

Por exemplo, é possível experimentar gratuitamente uma série de jogos independentes e participar dos torneios de e-sports que serão disponibilizados. Isso sem contar nas mais de 60 horas de conteúdos que os organizadores prometem para a atual edição.

Premiações

Como todo evento de jogos, o BIG Festival tem seu ápice na premiação dos melhores games independentes do ano. As categorias são divididas em:

Melhor jogo; Melhor Jogo: América Latina; Melhor Jogo: Brasil; Inovação; Melhor Multiplayer; Melhor Jogo Mobile; BIG Impact: Melhor Jogo Diversidade; BIG Impact: Melhor Jogo Educacional; BIG Impact: Melhor Jogo de Questões Sociais; Melhor Som; Melhor XR/VR; Melhor Jogo Infantil; Melhor Jogo BIG Brands; Melhor Jogo de Estudante; Melhor Arte; Melhor Narrativa; e Melhor Gameplay.

Ainda há o Panorama Brasil, que conta com uma mostra não competitiva entre games do Brasil. Tudo isso como ‘cereja do bolo’ deste evento que ganha cada vez mais adeptos.

Novidades

Os painéis de grandes desenvolvedoras também são uma atração à parte, como a participação da Ubisoft, Epic Games, Microsoft nas edições anteriores. E, em 2021, para promover o Resident Evil Village 7, a Capcom terá seu painel, além da Nintendo e os jogos voltados para o Switch.

Tudo isso fez o BIG Festival alcançasse uma receita estimada em US$ 200 milhões. Para este ano, os organizadores projetam que a movimentação possa chegar a casa de US$ 50 milhões.

Na revista MaxRender você tem acesso a todas as edições e muitos outros conteúdos. Confira!

Seja avisado quando a nova edição for lançada