Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2019

Solte a voz no game Resonance: The Lost Score

Você sabia que é possível quebrar uma taça de cristal usando apenas o poder da sua voz? Não, não com um comando de voz, mas usando pura e simplesmente a vibração das nossas ondas sonoras! Bem, essa é a premissa de Resonance: The Lost Score, um game em que você usa sua própria voz para quebrar e mover coisas. O fenômeno natural que inspirou o game Resonance: The Lost Score é a ressonância. Em termos bem simples, a vibração das ondas sonoras que produzimos provoca reações em outros corpos. Quando a frequência da voz de uma pessoa alcança a mesma frequência da vibração de uma taça, é como se essa taça fosse “energizada” até não poder mais e quebrar.

solte-a-voz-no-game-resonance-the-lost-score

O estúdio Demerara Games, de Natal (Rio Grande do Norte), leva esse conceito a outro nível. O game Resonance: The Lost Score é um jogo de plataforma cheio de obstáculos, e a sua principal arma para vencer esses desafios é a voz. O jogador deve soltar a voz para quebrar vidros, mover plataformas flutuantes e muito mais. Mas não vai pensando que é para cantar de forma aleatória. Como todo bom game, Resonance: The Lost Score tem controles específicos, e a voz não é diferente. A ideia é que cada nota musical cumpra uma função diferente, e para o jogador ter sucesso, ele precisa reproduzir a nota certa de maneira estável e prolongada. Resonance: The Lost Score não é o primeiro game que incorpora música em suas mecânicas. No Brasil mesmo, temos o game Distortions, do estúdio Among Giants, no qual a protagonista toca seu violino para manipular o cenário e vencer desafios. E, é claro, existem vários games que são totalmente centrados na música, como Guitar Hero e Rock Band.

solte-a-voz-no-game-resonance-the-lost-score

O diferencial de Resonance: The Lost Score, é usar a voz real do jogador, em vez de fazer uma simulação musical, e incorporar esse elemento no gameplay de um jogo de plataforma, gênero que a primeiro momento não tem nada a ver com música. Para fazer isso funcionar, o game conta com alguns controles clássicos. Você movimenta o personagem pelo cenário manualmente, por exemplo. A voz é utilizada apenas para interagir com os obstáculos do cenário, que contam com contornos coloridos. Cada cor representa uma nota diferente. O jogador precisa descobrir qual é essa nota e cantar até conseguir a reação desejada. A temática musical vai além das mecânicas de Resonance: The Lost Score. A arte do game também apresenta algumas referências. Por exemplo, o protagonista é uma simpática criaturinha sorridente com um par de headphones gigante na cabeça. Quanto à trilha sonora, ela é boa, mas sem ofuscar a estrela desse show: você! Resonance: The Lost Score está disponível na Itch.io e com previsão de lançamento na Steam para o primeiro semestre de 2018. Trata-se de um game para PC, por isso, lembre-se de instalar um microfone e verificar se eles está funcionando direitinho antes de jogar!