Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2019

Westy West, um jogo faroeste com a cara de Crossy Roads

04-09-2018

O jogo Crossy Roads conquistou público com seu jeito simples, mas viciante. Westy West, indie game do estúdio brasileiro Countryside Games, vem com muitas semelhanças com o design e jogabilidade pelo qual nos apaixonamos em Crossy Roads, mas com objetivos e uma temática totalmente nova.

Westy West, como o nome sugere, é um game faroeste. A princípio, você é o xerife da cidade e tem como objetivo acabar com os foras da lei procurados em cada missão. A parte divertida é que se você sair da linha, quem é procurado pela polícia é você! Cuidado para não matar nenhuma galinha, hein.

As principais semelhanças com Crossy Roads são o design “quadrado”, que o estúdio Countryside Games também explorou em títulos como Retro Runners X2, e a jogabilidade é no melhor estilo click & drag. Ou seja, você clica para atirar e arrasta para se movimentar pelo cenário.

westy-west-um-jogo-faroeste-com-a-cara-de-crossy-roads

Contudo, recomendamos dar uma mexida nas configurações e criar um botão específico para atirar, porque se não você pode acabar atirando em um inocente sem querer só de esbarrar na tela, e virar um fora da lei contra sua vontade não é nada maneiro.

Um dos diferenciais de Westy West é a liberdade que o game oferece aos jogadores para ser quem você quiser. Como falamos acima, você é um xerife a princípio. O game conta com 15 personagens diferentes para você desbloquear utilizando dinheiro (compras no app) ou moedinhas do game. As opções variam de cowboys e dançarinas até índios, figuras clássicas do velho oeste.

westy-west-um-jogo-faroeste-com-a-cara-de-crossy-roads

Você também pode desbloquear armas diferentes, que podem ser especializadas em longa distância ou curta distância, e até mesmo pode usar armas brancas, embora elas não sejam as mais adequadas para o combate. Com a quantidade certa de moedinhas, também dá para customizar as armas e os equipamentos em geral. Às vezes um chapéu e uma roupa são o que você precisa para ter vidas extras.

Os cenários de Westy West também são um plus a parte. Além de se preocupar com os inimigos, que vão atirar assim que você entrar na linha de visão, você também deve tomar cuidado com armadilhas, cobras e cavalos, que vão atacar na primeira oportunidade. Aproveite para interagir com as pequenas cidades do velho oeste, que contam com bancos e saloons, e observe como cada NPC reage às suas ações.

westy-west-um-jogo-faroeste-com-a-cara-de-crossy-roads

As fases de Westy West contam com missões, nas quais você deve atirar em foras da lei com recompensas em suas cabeças. É uma ótima maneira de ganhar as moedinhas que você precisa para desbloquear itens e personagens, sem tirar a liberdade do jogador para fazer o que bem entender. Não deixe de prestar atenção nos cartazes e descobrir por qual crime o malfeitor é procurado (dica: muitas piadas e referências).

Em geral, Westy West é um game casual que promete arrebatar todos os jogadores que adoram o estilo básico de Crossy Roads, mas querem ir um pouco mais longe. Apesar de simples, Westy West é muito ambicioso em toda a liberdade para agir e explorar que o game proporciona ao jogador.

Westy West está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Confira o trailer oficial de Westy West: