O Blender 3D é uma poderosa ferramenta de modelagem, animação e renderização 3D, e conhecer seus atalhos de teclado pode ajudá-lo a trabalhar de forma mais rápida e eficiente. Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais teclas de atalho do Blender 3D 3.0.
Antes de começar, é importante lembrar que os atalhos podem variar de acordo com a versão do Blender. As teclas de atalho apresentadas neste artigo foram testadas na versão 3.0, lançada em novembro de 2021.
Transformação
Teclas de Atalho | Função |
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G | Move o objeto selecionado. |
R | Gira o objeto selecionado. |
S | Escala o objeto selecionado. |
Ctrl + Shift + Alt + C | Define o ponto de origem do objeto selecionado. |
Seleção
Teclas de Atalho | Função |
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A | Seleciona ou desseleciona todos os objetos na cena. |
B | Ativa a ferramenta de seleção retangular. |
C | Ativa a ferramenta de seleção circular. |
L | Seleciona todos os objetos conectados. |
Shift + L | Desseleciona objetos não conectados. |
Modo de Edição
Teclas de Atalho | Função |
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Tab | Alterna entre o modo de objeto e o modo de edição. |
Ctrl + Tab | Abre o menu de seleção de modo de edição. |
E | Extrude a malha selecionada. |
F | Cria uma face a partir de arestas selecionadas. |
Alt + M | Mescla vértices selecionados. |
Alt + J | Converte arestas selecionadas em uma única aresta. |
Ctrl + R | Adiciona uma linha de corte para fazer loop em torno da malha. |
Animação
Teclas de Atalho | Função |
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I | Adiciona uma chave de animação. |
Alt + I | Remove todas as chaves de animação. |
Shift + E | Define a curva de interpolação de animação. |
Alt + A | Inicia a animação. |
Renderização
Teclas de Atalho | Função |
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F12 | Renderiza a cena. |
Shift + Z | Alterna entre o modo de renderização e o modo de visualização. |
Ctrl + F12 | Renderiza a cena em segundo plano. |
Essas são apenas algumas das principais teclas de atalho do Blender 3D 3.0. Existem muitos outros atalhos disponíveis que podem ajudá-lo a trabalhar mais rapidamente e eficientemente. À medida que você usa o Blender, você aprenderá mais atalhos e poderá personalizá-los para atender às suas necessidades. Com um pouco de prática e paciência, você poderá se tornar um mestre do Blender em pouco tempo.