Blender 3.0: Conheça as principais teclas de atalho e aumente sua produtividade na modelagem e animação 3D Artigo

Blender 3.0: Conheça as principais teclas de atalho e aumente sua produtividade na modelagem e animação 3D

Blender 3.0: Conheça as principais teclas de atalho e aumente sua produtividade na modelagem e animação 3D

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Foto Autor por  Marcelo Ramos

O Blender 3D é uma poderosa ferramenta de modelagem, animação e renderização 3D, e conhecer seus atalhos de teclado pode ajudá-lo a trabalhar de forma mais rápida e eficiente. Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais teclas de atalho do Blender 3D 3.0.

Antes de começar, é importante lembrar que os atalhos podem variar de acordo com a versão do Blender. As teclas de atalho apresentadas neste artigo foram testadas na versão 3.0, lançada em novembro de 2021.

Transformação                                               

Teclas de Atalho Função
G Move o objeto selecionado.
R Gira o objeto selecionado.
S Escala o objeto selecionado.
Ctrl + Shift + Alt + C Define o ponto de origem do objeto selecionado.

 

Seleção                                                                                                       

Teclas de Atalho Função
A Seleciona ou desseleciona todos os objetos na cena.
B Ativa a ferramenta de seleção retangular.
C Ativa a ferramenta de seleção circular.
L Seleciona todos os objetos conectados.
Shift + L Desseleciona objetos não conectados.

 

Modo de Edição                                                                                                            

Teclas de Atalho Função
Tab Alterna entre o modo de objeto e o modo de edição.
Ctrl + Tab Abre o menu de seleção de modo de edição.
E Extrude a malha selecionada.
F Cria uma face a partir de arestas selecionadas.
Alt + M Mescla vértices selecionados.
Alt + J Converte arestas selecionadas em uma única aresta.
Ctrl + R Adiciona uma linha de corte para fazer loop em torno da malha.

Animação                                                                                         

Teclas de Atalho Função
I Adiciona uma chave de animação.
Alt + I Remove todas as chaves de animação.
Shift + E Define a curva de interpolação de animação.
Alt + A Inicia a animação.

Renderização                                                                               

Teclas de Atalho Função
F12 Renderiza a cena.
Shift + Z Alterna entre o modo de renderização e o modo de visualização.
Ctrl + F12 Renderiza a cena em segundo plano.

 

Essas são apenas algumas das principais teclas de atalho do Blender 3D 3.0. Existem muitos outros atalhos disponíveis que podem ajudá-lo a trabalhar mais rapidamente e eficientemente. À medida que você usa o Blender, você aprenderá mais atalhos e poderá personalizá-los para atender às suas necessidades. Com um pouco de prática e paciência, você poderá se tornar um mestre do Blender em pouco tempo.