Desenvolvido pela produtora Dontnod Entertainment e publicado pela Square Enix, Life is Strange é uma série de jogos que pretende fugir da tradicional narrativa de jornada de um herói.
Dividido em cinco episódios, o game se destaca por apresentar uma narrativa bem desenvolvida, com personagens complexos e uma trama cativante.
Conheça mais sobre Life is Strange e entenda os motivos para apostar nesse jogo!
História
Life is Strange surgiu promovendo uma revolução nos jogos com histórias baseadas em escolhas e consequências, na medida em que permite ao jogador voltar no tempo, interferindo no passado, presente e futuro.
No jogo inicial da série, a personagem principal é Max Caulfield, estudante de fotografia de 18 anos que retorna à sua cidade natal, Arcadia Bay, local fictício no estado de Oregon, após um período de cinco anos.
Ao longo da história, Max descobre o seu poder de voltar no tempo a qualquer momento, fazendo com que cada escolha sua seja decisiva para os rumos do jogo, com algumas provocando um terrível efeito borboleta.
Tomada de decisão
Por todos os cinco capítulos, o game impõe ao jogador a tomada de difíceis decisões continuamente, que se reflete nas angústias da personagem principal, ao se ver incapaz de controlar o tempo e ao perceber que o seu poder traz consigo consequências dolorosas.
A série apresenta múltiplas possibilidades de destinos para o enredo, a depender das escolhas feitas pelo jogador.
À medida que os poderes de Max vão evoluindo, ela vai descobrindo que os efeitos de suas decisões podem se tornar ainda mais perigosos.
Recheado por tensões psicológicas, confusões e dilemas, Life is Strange envolve o jogador na vida dos personagens da cidade fictícia, colocando a protagonista em diversas situações que se desdobram dependendo da decisão tomada no momento.
O pano de fundo, e sempre utilizado como o recurso principal da narrativa, é a premissa da viagem no tempo.
Temáticas abordadas e trilha sonora
Life is Strange é um jogo que se caracteriza por seus plot twists e decisões importantes.
No decorrer da série, questões sérias enfrentadas por jovens no mundo inteiro, como bullying, drogas, sexualidade, valor das amizades, confiança, insegurança, dentre outros, permeiam a narrativa recorrentemente, gerando empatia e identificação com alguns personagens.
Os assuntos são tratados de maneira muito próxima à realidade e há muitas referências à cultura pop no jogo, fazendo com que os jogadores se relacionem com o game de uma forma bastante real, ao se verem retratados de algum modo.
A trilha sonora é outro ponto alto do game. A música proporciona uma energia toda particular ao enredo, ao ambientar a narrativa e transmitir emoções e sentimentos capazes de humanizar os personagens da série.
A ambientação sonora da série insere o jogador no contexto da vida de uma adolescente americana com diversos problemas e questões no seu entorno, que está em um processo de descoberta sobre como pode controlar as suas ações para ajudar as pessoas que ama e corrigir os seus erros e os dos outros.
Gostou do conteúdo? Baixe as edições da revista gratuitamente para muito mais!