Produtividade e criatividade nem sempre conseguem andar juntas, por mais que se deseje. Muitos artistas desejam criar e produzir mais, mas encontram dificuldades no meio do caminho como a procrastinação, a falta de inspiração e até a síndrome do impostor.
No entanto, com as ferramentas certas é possível driblar o bloqueio e soltar a criatividade, produzindo muito mais. Essa é uma das premissas do livro "Roube como um artista", do autor americano Austin Kleon, que figura entre os best sellers mundiais.
Hoje vamos trazer algumas das principais dicas contidas no livro para você levar para a vida. Acompanhe!
Suas ideias não precisam ser totalmente originais
Sabe aquela famosa frase que diz "nada se cria, tudo se copia"? Então, a primeira dica vai mais ou menos nesse caminho. Isso porque o autor afirma que esse conceito se revela até no nosso dia a dia, quando reproduzimos comportamentos que presenciamos ao longo da vida.
Por mais que desejemos ser totalmente originais, afinal ninguém quer ser acusado de plágio, muitas vezes nos sabotamos e até deixamos ideias geniais para trás por medo da falta de originalidade. É aqui que começa o sentido do livro, afinal, o "roubo" do qual ele fala é de pegar o que cada ideia tem de melhor para desenvolver a sua própria.
O que você está esperando para começar a desenvolver sua arte?
Esse segundo ponto está muito ligado ao primeiro, pois uma vez que entendemos que nossas ideias não precisam ser totalmente originais, devemos partir para a ação, e esse é o ponto de virada, geralmente o mais difícil.
Duvidar de si mesmo gera procrastinação, além disso, você nunca estará 100% pronto para algo. É preciso respeitar o seu processo, claro, mas que tal produzir e revelar a sua arte ao mundo enquanto caminha para o sucesso?
Que tal colocar seus projetos no papel, ao invés de tirá-los?
Sim, isso mesmo, o autor do livro propõe que devemos colocar todas as nossas ideias no papel, fazendo um movimento reverso ao mundo digital que nos cerca. Ele sugere o exercício de sentar em um lugar confortável e deixar a escrita fluir. Nos momentos de desconexão com o mundo, com foco total nos seus projetos, você pode ter ideias que nunca passaram pela sua cabeça.
A partir desses três pilares, Austin Kleon sugere que, para que você roube como um artista, é preciso ainda muita prática e exploração. A prática vai te fazer melhorar as ideias que surgiram no meio do caminho e a exploração vai te manter sempre aguçado para nunca parar, mantendo vivo o ciclo de produtividade e criatividade necessários para um grande artista.
E ai, você já conhecia o livro "Roube como um artista"? Quais desses ensinamentos você vai colocar em prática primeiro? Se você gostou desse conteúdo, que tal compartilhar com aquele seu amigo que precisa de um empurrãozinho para a carreira?!
E não deixe de conferir outros insights como esse nas nossas edições da revista - Download gratuito.