Esquadrão 51, o jogo de nave indicado para Melhor Arte no BIG 2017 Artigo

Esquadrão 51, o jogo de nave indicado para Melhor Arte no BIG 2017

Esquadrão 51, o jogo de nave indicado para Melhor Arte no BIG 2017

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Antes de falar qualquer coisa sobre Esquadrão 51, você precisa ver o trailer surpreendente desse game! Desenvolvido pelos brasileiros Márcio Rosa, Felipe Iesbick, Renan Franzen e Kiko Ferraz Studios, Esquadrão 51 promete fazer história no gênero shoot ‘em up com gráficos extremamente fiéis à estética dos anos 50 e uma jogabilidade que faz jus às imagens.

O game Esquadrão 51 se passa na Terra dos anos 50, quando alienígenas entram em contato com os terráqueos. A Corporação Vega, comandada pelo alien Diretor Zarog, a princípio estabelece uma relação de mútuo-benefício com os terráqueos, prometendo desenvolvimento... Mas, essa paz não durou muito tempo. Os alienígenas estabeleceram um domínio abusivo sobre os terráqueos, explorando violentamente a população e os recursos terrestres. esquadrao-51-o-jogo-de-nave-indicado-para-melhor-arte-no-big-2017 A única salvação para os terráqueos é o Esquadrão 51, uma força organizada de resistência, que é anunciada nos jornais como um grupo terrorista que ameaça a sociedade. Apesar de ser um jogo de nave, gênero que em geral não tem narrativas muito amplas, Esquadrão 51 investiu fortemente na história. Além das cutscenes envolventes, o game mantém a narrativa durante os combates através de mensagens de rádio enviadas pelos membros da resistência. Uma característica interessante de Esquadrão 51 é a escolha narrativa, que coloca os alienígenas em uma posição de poder abusiva que pode ser lida como metáfora para vários eventos da história humana, de acordo com a perspectiva do jogador. esquadrao-51-o-jogo-de-nave-indicado-para-melhor-arte-no-big-2017 É possível notar também uma forte influência da estética cinematográfica da década de 50. Filmes como Plano 9, O Monstro do Mar, Vampiro de Almas, Gozilla e Cidadão Kane foram citados como inspirações para o desenvolvimento do jogo, que, inclusive é todo em preto e branco. A arte do jogo é impressionante. A equipe utilizou tecnologia de ponta para criar um avião modelo Republic P-47 Thunderbolt, modelo de caça-bombardeio muito utilizado durante a II Guerra Mundial, e discos voadores com designs clássicos, porém muito variados. esquadrao-51-o-jogo-de-nave-indicado-para-melhor-arte-no-big-2017 A qualidade dos gráficos é tão alta que, apesar do jogo ser 100% digital, causa a impressão de que o jogo foi produzido utilizando maquetes de naves penduradas por cordas, mesmo método utilizado nos filmes clássicos da franquia Star Wars. Até mesmo a movimentação do avião lembra um pêndulo, de modo que a estética influencia a jogabilidade. A trilha sonora também não fica atrás. Com forte presença de metais, as músicas são marcantes e totalmente condizente com o efeito desejado. Esquadrão 51 está em produção há cerca de 1 ano e tem lançamento previsto para 2018 na Steam. O game já estava disponível para teste no BIG Festival 2017, onde foi indicado para as categorias Melhor Jogo Brasileiro e Melhor Arte.