Artigo

4 ideias de interface para games

4 ideias de interface para games

A interface é um dos elementos mais importantes nos games. Afinal, ela age intermediando a relação entre o game/tecnologia e o jogador. Assim, caso o jogo não conte com uma boa interface, sem dúvida comprometerá a experiência do usuário.

Neste post, apresentamos quatro ideias para criar uma interface criativa, eficaz e de qualidade para games. Confira.

 

1. Focar em uma interface simples é primordial para o sucesso do game

4-ideias-de-interface-para-games

UI by foxfrombox

A primeira dica é básica: ao criar a interface do game, garanta que os comandos sejam simples. Por exemplo, ao clicar na tela X, o personagem do jogo deve pular ou realizar qualquer outra ação planejada.

Nesse caso, o desafio do jogo é garantir que o jogador consiga pressionar esse comando na hora certa, quando o contexto do game assim exigir.

Uma interface complexa pode, sem dúvida, comprometer a eficiência do jogo e torná-lo cansativo.

 

2. As informações devem ser facilmente encontradas na interface do game

 

Outra dica/ideia importante é garantir que as informações do game sejam facilmente encontradas em sua interface. Uma rápida olhada na tela do jogo deve garantir que o jogador consiga ler as informações e imediatamente usar os comandos a seu favor para garantir bons resultados.

Quando as informações são colocadas de maneira clara na interface do game, o jogador passa a saber o que está acontecendo e pode, assim, tomar decisões rápidas e oportunas. A tela de informações deve ser feita de maneira a garantir isso.

 

3. Alinhar os personagens do game de acordo com os comandos do jogador é essencial

 

Embora essa seja a principal ideia do game, é comum que os personagens não estejam alinhados aos comandos tomados pelo jogador, o que pode comprometer sua experiência e alcance de resultados melhores.

Por isso, na criação da interface do game, certifique-se de que isso esteja devidamente resolvido. É uma forma de garantir que a experiência do jogador seja incrível.

 

4. A interface deve transmitir a história/clima do game

4-ideias-de-interface-para-games

 

Art by Vladimir Jankovic

O pano de fundo de um game é a história que ele conta. Por isso, esse elemento deve ser levado em conta pelo criador do jogo. Do contrário, o projeto poderá colocar seu sucesso em risco.

Por exemplo, o game Resident Evil traz uma história com um clima incrível e cenas de impacto que fazem com que o jogador se sinta como se estivesse fazendo parte do contexto. A ideia de criação de qualquer outro game deve seguir a mesma dinâmica.

A história deve ser contada de forma a garantir que o jogador se sinta motivado a saber o que acontece caso ele passe para a próxima etapa do game. Muitos jogos são feitos dessa forma. O desafio do jogo é fazer com que o jogador passe de uma etapa para outra até chegar a concluí-lo.

Para fazer uma boa interface de games, é preciso levar em conta diversas ideias, como as que foram apresentadas aqui. É somente assim que se pode criar um jogo eficaz, eficiente e de ótima qualidade.

E você já sabe, não deixe de pegar a sua edição da revista MaxReder aqui - DOWNLOAD!

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Foto Autor

Marcelo Ramos

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ  e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.