Artigo

RPG Maker: Saiba tudo sobre esse programa

RPG Maker: Saiba tudo sobre esse programa

rpg-maker:-saiba-tudo-sobre-esse-programa

O RPG Maker é um software que consiste em uma série de motores de jogos eletrônicos para desenvolvimento de "Role Playing Game", o famoso RPG.

Ao contrário de programas complexos de desenvolvimento de jogos, o RPG Maker possui uma interface bem simples, permitindo que qualquer pessoa possa utilizá-lo, sem a necessidade de ser um 'expert' em qualquer tipo de linguagem de programação.

Clássicos como "Final Fantasy" e "Dragon Quest" são exemplos de jogos que podem ser realizados através dessa incrível ferramenta e, ainda, permite o desenvolvimento para diferentes plataformas, seja videogames, computadores ou até mesmo smartphones.

No texto a seguir, vamos te explicar exatamente como o RPG Maker funciona e quais são suas principais características.

 

Como o RPG Maker surgiu?

 

Desenvolvido pela empresa ASCII e atualmente desenvolvida pela Enterbrain, o RPG Maker foi projetado no início da década de 80, no Japão, inicialmente para computadores MSX - um dos mais populares daquela época.

Com seu devido sucesso correspondido, o programa migrou para os consoles na década de 90 e foi utilizado principalmente no Super Nintendo e no Playstation. No entanto, o sucesso no MSX não se repetiu nos consoles de videogame.

Em 1997, quando a versão RPG Maker 95 estava passando por testes durante dois anos, finalmente chegou às plataformas Windows, fazendo com que dali em diante o programa fosse um verdadeiro sucesso.

Popularizado conforme o planejado, o RPG Maker expandiu suas versões para computador (sendo o XP e o VX os mais utilizados em todo o mundo) e também continuou trabalhando nos consoles de videogame.

Seu sucesso foi tão amplo, justamente pela facilidade do uso de sua 'engine'. Quem não entendia absolutamente nada de programação, podia a qualquer momento começar desenvolver seus próprios jogos. Qualquer pessoa, mesmo! E esse benefício é válido até os dias de hoje.

 

Estilos de jogos criados em RPG Maker

 

           rpg-maker:-saiba-tudo-sobre-esse-programa

Os jogos desenvolvidos através do RPG Maker são similares aos icônicos títulos "The Legend of Zelda", "Final Fantasy", "Breath of Fire", "Dragon Quest", entre outros. Os usuários do programa podem desfrutar de diversos recursos, com incríveis efeitos, utilizando apenas o sistema de 256 cores. E, assim como os clássicos jogos já citados, uma boa imaginação pode ir muito, muito longe.

No editor, é possível criar mapas, cenários e sons (o programa oferece uma infinidade de estilos, em todas as suas versões). A versão XP apresenta uma linguagem de script embutida, baseada na conhecida Ruby Game Scripting System (RGSS) e, junto com a versão VX Ace, é a mais utilizada entre os usuários do RPG Maker.

 

Quais são as versões disponíveis?

 

As mais recentes versões do RPG Maker são: RPG Maker VX, RPG Maker VX Ace, RPG Maker MV (ferramenta que permite exportação de jogos para os sistemas Android, IOS, Windows, MAC e Linux) e a última, RPG Maker VZ.

As mais antigas versões do programa são: RPG Maker Dante 1 e 2, RPG Maker 95, RPG Maker 2000 e RPG Maker 2003. A versão RPG Maker XP, apesar de mais antiga, ainda conta com um grande número de usuários no Brasil. Essa versão também é conhecida como "RMXP".

A versão MX Ace continua sendo a mais utilizada por aqui. Também é conhecida como "RMVXA".

Também existem diversas versões do RPG Maker lançadas para consoles de videogame, como o Super Nintendo, Playstation e Playstation 2, porém foi nos computadores que o programa realmente se tornou um fenômeno.

Conheça a Revista Max Render e aproveite para ser avisado sempre que uma nova edição for lançada.

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Foto Autor

Marcelo Ramos

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ  e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.