Artigo

UX Design: saiba como é aplicado no mercado de jogos

UX Design: saiba como é aplicado no mercado de jogos

ux-design:-saiba-como-é-aplicado-no-mercado-de-jogos

O UX Design é bastante utilizado no desenvolvimento do produto, porém, mais recentemente, também vem se mostrando bastante proveitoso no mercado dos jogos. Isso fez com que a profissão aumentasse ainda mais seu campo de atuação.

Hoje, muitos desenvolvedores de games acabam precisando da ajuda de um UX Designer para tornar a experiência dos seus jogadores mais agradável. Porém, como isso acontece? Como o UX Design é aplicado no mercado dos games? As respostas para isso são múltiplas.

O Designer pode ser aproveitado de diversas maneiras, e hoje, mais do que nunca, vem se mostrando indispensável no processo de desenvolvimento de jogos mais atrativos. Venha conferir mais informações sobre o tema em nosso artigo!

 

UX Design no mercado de jogos

 

Por ser um conceito relativamente novo dentro do universo dos games, o UX Design não conta com regras específicas de como deve ser aplicado. Tendo em vista esse cenário, já podemos destacar que, hoje, existem muitas oportunidades de inovação nesse nicho.

O papel do UX Design no mercado de jogos é basicamente, assim como no desenvolvimento de produtos, melhorar a experiência do jogador ao aproveitar o game. Ele deve pensar e perceber o universo do jogo como um player comum.

Fazer com que o jogador consiga emergir dentro do universo do jogo, vivenciando uma experiência única, e se engajando com o game, fazendo do jogo um momento divertido e prazeroso de se ter, é o grande objetivo do UX Design nesse mercado.

 

Papel do UX Designer na criação dos jogos

 

Falamos sobre o UX Designer de maneira geral no mundo dos games, porém, não demos exemplos de como ele atua na prática. Primeiro, é importante entender que, no processo de desenvolvimento de um jogo, é necessário uma boa dose de pesquisa.

Quem irá jogar? O que eles esperam desse game? Que tipo de boss é mais atrativo? Essas são algumas informações importantes que precisam ser coletadas pelo UX Designer, para que o jogo realmente esteja alinhado ao público-alvo que ele pretende atingir.

Além disso, pensar em como o jogador irá aprender a interagir com o produto, assim como utilizar sua interface, são outras das responsabilidades do UX Designer. Por último, podemos citar a parte mais prazerosa de todas: testar o jogo.

 

UX Designer faz testes de usabilidade

 

Por fim, entre os últimos tópicos para entender como o UX Design é aplicado no mercado de jogos, podemos destacar que a função de testar a usabilidade do jogo é totalmente dele. Aqui, é onde o profissional consegue se divertir mais do que em outras etapas.

Conforme o jogo for sendo desenvolvido, é necessário que alguém realize testes, analisando a jogabilidade, como é possível interagir com o cenário, como os chefes do jogo estão, além de também verificar se a interface é prática de ser utilizada.

Após a sua aprovação em diversas fases do processo de desenvolvimento, o jogo, enfim, é finalizado. Apesar da parte da diversão estar inclusa durante os testes, é necessário destacar que o foco principal aqui é que você aja de maneira profissional nesse momento.

Curtiu o nosso artigo? Então não deixe de acessar o nosso site para conferir mais artigos sobre o tema. Aproveite e baixe gratuitamente as edições anteriores da nossa revista.

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Foto Autor

Marcelo Ramos

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ  e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.