Aprimorar suas técnicas de desenhos é essencial para todo mundo que pretende viver da própria arte algum dia. No entanto, até mesmo para quem apenas pratica por hobby, ainda assim, é interessante conhecer formas de continuar melhorando.
E, por mais que seja difícil progredir, ao seguir algumas dicas valiosas, esse caminho se torna mais fácil. Contudo, destacamos logo que, para isso, é necessário trabalhar e continuar desenhando com frequência, para não perder o jeito.
No mais, para conferir três dicas para aprimorar suas técnicas de desenho, não deixe de ler o artigo que preparamos para te ajudar!
Invista em formas básicas
A primeira dica para aprimorar as suas técnicas de desenho é investir tempo no aprendizado de formas básicas. Por mais que muitos desenhistas não deem importância para isso hoje em dia, essa prática ajuda muito a melhorar os seus traços.
Quadrados, triângulos, círculos e outras formas geométricas ajudam a dar forma para os personagens que você deseja criar. Por meio de figuras simples, é possível dar corpo para os mais diferentes tipos de desenhos que serão detalhados em outras etapas.
Em todo caso, dependendo das formas utilizadas, isso pode influenciar até mesmo na personalidade dos desenhos. Sabe quando analisamos um personagem, e vemos que ele nasceu com cara de vilão? Pois é, provavelmente, isso foi criado graças ao uso de formas básicas.
Faça uso de referências
O uso de referências é essencial para quem deseja se desenvolver como artista. Todo mundo, em todos os nichos, utilizam essa técnica de diferentes formas, mesmo que não percebam, afinal, sempre criamos algo inspirado em algo do passado.
E por esse motivo, as referências de desenho não deveriam ser ignoradas por sua parte. Por mais que muitos artistas insistam em dizer que isso diminui o valor da sua arte, isso não é verdade, afinal, até mesmo desenhistas experientes fazem uso dessas técnicas.
Sendo assim, não deixe de investir em seu aprendizado por meio de referências, pois elas podem te ajudar de maneira significativa. Esse modelo de estudo pode se mostrar muito mais proveitoso, e por isso, não deixe de fazer uso dessa técnica.
Trabalhe a memória visual para melhorar o desenho
Outra dica para aprimorar suas técnicas de desenho é que você trabalhe a sua memória visual, o que te ajuda como desenhista. Isso porque, antes de fazer a sua arte de fato, é preciso, primeiro, visualizar o que deve ser feito, mesmo que mentalmente.
O desenho nada mais é do que uma outra forma de “fotografar” um momento, seja ele real ou fictício. E para fazer com que o seu traço e a sua capacidade de desenhar melhore, é necessário trabalhar, sempre que possível, a sua memória visual.
Para isso, não existe fórmula melhor do que copiar, copiar e continuar copiando o que os melhores desenhistas do seu estilo já fizeram. Isso vai te ajudar a desenvolver um estilo próprio, além de te dar uma referência valiosa a ser seguida dentro do seu estilo.
Aproveite para baixar a última edição da revista MaxRender gratuitamente - DOWNLOAD