O mundo das animações está crescendo cada vez mais pelo mundo, e tem muitas opções interessantes feitas por criadores brasileiros.
O Brasil tem produzidos os mais variados conteúdos, como séries para a internet, desenhos, curtas e longas-metragens de qualidade, que valem a pena dar uma chance. Veja abaixo, cinco indicações para se divertir e entrar em mundos maravilhosos de fantasia.
O Menino e o Mundo
O vencedor do Festival de Annecy, de 2014, e indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, de 2016, não tem restrição de idade, agradando a todas as faixas etárias. Um ponto interessante é que a obra quase não possui diálogos.
Sua história é bem simples. Trata-se de um menino que foge da fazenda de sua família, com o objetivo de encontrar o seu pai na cidade. No caminho, ele encontra várias máquinas e tem contato com a pobreza e a desigualdade.
Sua animação é composta de vários elementos, que por sua vez dão um aspecto de aquarela, recortes e giz de cera. Sua trilha conta com a participação do rapper Emicida.
O Show da Luna
Aqui se trata de uma animação voltada para o público infantil, de três a cinco anos. Sua história conta as descobertas de uma menina apaixonada pelo mundo da ciência. A curiosidade desta obra, criada e dirigida por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, estreou primeiro nos Estados Unidos, em agosto de 2014. Apenas dois meses depois, em outubro, ela foi exibida em terras brasileiras.
Uma História de Amor e Fúria
É um longa-metragem que visa mais o público adulto. O filme conta a história do Brasil desde seu descobrimento em 1500, passa por momento de nossa história, como a ditadura militar, até chegar em 2096.
Possui uma animação com traços de HQ e conta a história de um herói imortal, e Janaína, a mulher por quem se apaixonou há cerca de 600 anos. A obra, que venceu o Festival de Annecy de 2013, conta com o ator Selton Mello e a atriz Camila Pitanga, dando vida aos personagens principais, além de contar com a direção de Luiz Bolognesi.
Guida
Dirigido por Rosana Urbes, lançado em 2016, é feito através de traços delicados. É um curta que trata de temas, como autoestima e aceitação, contando a história da protagonista que dá nome a obra. Guida, que atua como arquivista há 30 anos, muda sua rotina quando vê um anúncio de emprego, decidindo se candidatar a uma vaga de modelo vivo.
As Aventuras do Avião Vermelho
Lançado em 2014, é inspirado na obra “O Tempo e o Vento”, de Erico Veríssimo. O filme trata-se de uma animação que mistura comédia e aventura, e conta a história de Fernandinho, que após perder a mãe, se torna uma pessoa solitária. Essa sensação permanece até que ele encontra um livro, que conta as histórias do Capitão Tormenta.
Este longa, de cerca de 90 minutos e classificação livre, conta com as vozes de Milton Gonçalves, Lázaro Ramos e Zezeh Barbosa.