Sede do Animamundi, segundo maior festival de animações do mundo e o maior da América Latina, o Brasil é um celeiro de excelentes produções e têm ganhado destaque desde o lançamento de Cassiopeia, em 1996.
São centenas de curtas, longas e séries produzidos todos os anos, e nós listamos 6 que você não pode deixar de assistir:
1. Irmão do Jorel
A série começou a ser elaborada em 2002, mas só teve sua primeira temporada em 2014, no Cartoon Network.
Os personagens e cenários foram inspirados em fotos das décadas de 1980 e 1990 da família do autor Juliano Enrico, e os episódios estão repletos de referências da época como o anime Cavaleiros do Zodíaco, o ator Steven Seagal e muitos outros.
A série, que já foi premiada, é leve, divertida e cheia de personagens cativantes. Exibida na TV Cultura e disponível no Netflix.
2. O menino e o mundo
Vencedor do festival de Anecy em 2014, o longa foi elaborado com diversas técnicas de animação que envolvem recortes, aquarela, giz de cera e lápis pastel.
Os traços são delicados e encantadores, e o enredo conta a história de um menino que vivia no interior e vai para a cidade grande para procurar seu pai. Mas, ao chegar, ele se depara com uma sociedade repleta de desigualdade social e pobreza.
A obra que conta com pouquíssimos diálogos é sensível e agrada a todos os públicos. Destaque para a trilha sonora que conta, ainda, com uma música do rapper Emicida.
3. Uma história de amor e fúria
O premiado longa, é uma envolvente história que conta a saga de um índio guerreiro imortal que viaja ao passado e ao futuro do Brasil procurando pela alma perdida de sua amada.
O enredo é repleto de referências a elementos da história do Brasil como escravidão, ditadura militar e de um futuro em que haverá guerra por água.
A dublagem conta com as vozes de Camila Pitanga, Selton Melo e uma participação especial de Rodrigo Santoro.
4. Até que a Sbornia nos separe
Baseada na comédia musical “Tangos & tragédias”, o longa conta a história de Sbornia, um pequeno país isolado do mundo e cercado por um muro que não permite o contato com os vizinhos, até que um acidente leva a ruptura do muro.
A trama se desenvolve a partir dos personagens Kraunus e Pletskaya , que observam o comportamento de seus conterrâneos ao conhecerem o restante do mundo.
A trilha sonora tem a assinatura de gigantes como Pixinguinha e André Abujamra.
5. Até a China
O curta conta a história de um homem de Nova-Iguaçu que decide ir à China levando apenas uma bagagem de mão.
A obra detalha desde o check-in no aeroporto até a ida ao supermercado.
Lançado em 2015, o curta foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como o melhor curta de animação.
6. Torre
O curta conta a história da infância dos 3 filhos de Virgilio Gomes da Silva, primeiro desaparecido político da ditadura militar.
Sensível, a obra foi indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como o melhor curta de animação.
Quer ficar por dentro das últimas novidades? Então não deixe de baixar nossa última edição da revista aqui.