O jogo em si é resultado de um processo complexo e multidisciplinar que passa por várias etapas. Isso começa com a concepção: a equipe de desenvolvedores decide o que exatamente fará o jogo. Durante essa etapa, eles também criam uma ideia central, uma história, personagens e um estilo visual. Na maioria das vezes, um game design document é criado – um documento que serve como diretrizes para todas as áreas do jogo. Em outras palavras, este documento inclui todas as informações: desde as mecânicas do jogo até a escolha de música e o estilo de desenho.
Depois de passar pelo estágio inicial, começa a prototipagem, que é crucial para a verificação das mecânicas principais. Um protótipo é uma versão simples e inicial de um jogo que ajuda a visualizar como as ideias se agregarão na prática. Essa etapa permitirá encontrar problemas em seu nascimento para corrigi-los o mais rápido possível, antes de gastar mais tempo e esforços.
A próxima etapa é o desenvolvimento em si, quando a equipe de programadores, designers e artistas transferem todo o acima para um jogo completo. Isso implicará a criação de código, animação, modelos 3D ou 2D dependendo do estilo de jogo, efeitos sonoros e muitos outros. A duração dessa etapa depende do tamanho da equipe e do escopo do projeto e pode levar de alguns meses a vários anos.
Uma parte fundamental do desenvolvimento é o teste de qualidade (QA). Aqui, testers jogam o game repetidamente para identificar bugs e problemas de performance. Isso garante que o jogo funcione bem em diferentes dispositivos e esteja pronto para o público. Para saber como você pode começar a desenvolver seus próprios jogos, dê uma olhada no nosso artigo sobre como iniciar no desenvolvimento de jogos.