Foto de Kelly Sikkema na Unsplash
Você já se perguntou o por quê que um loop normal em uma linguagem qualquer, se não tiver uma saída por muito tempo, ele vai dar uma espécie de stack overflow e vai travar completamente, quanto que um loop de um game não? Pois é, hoje você vai descobrir o por quê neste artigo.
Game Loop
O loop que mantém o jogo rodando não quebra o jogo como um loop infinito faria porque ele é implementado de uma forma controlada e otimizada. Esse loop é chamado de "game loop" e é projetado para executar o mínimo possível de código a cada iteração, garantindo que o jogo seja atualizado e renderizado de forma eficiente.
O game loop normalmente é composto por três etapas: processamento de entrada, atualização do estado do jogo e renderização. Na etapa de processamento de entrada, a engine coleta informações sobre as entradas do jogador, como teclas pressionadas, mouse movido, etc. Na etapa de atualização do estado do jogo, a engine executa as simulações físicas, atualiza a lógica do jogo e processa as colisões. Por fim, na etapa de renderização, a engine desenha os objetos e cenas na tela.
Essas etapas são executadas repetidamente no loop, mas de forma cuidadosamente controlada para evitar que o jogo fique preso em um loop infinito ou sobrecarregue a CPU e a memória. Por exemplo, a engine pode limitar a taxa de atualização do jogo para um número máximo de quadros por segundo (FPS), o que significa que o loop não executará mais do que o necessário para manter o jogo rodando suavemente.
Além disso, a engine pode implementar outras técnicas de otimização, como a utilização de threads para distribuir o processamento em diferentes núcleos do processador, a compactação de dados para reduzir a quantidade de memória necessária para armazenar informações do jogo e a implementação de algoritmos de detecção de colisão eficientes para reduzir a quantidade de cálculos necessários para processar colisões. Essas técnicas ajudam a garantir que o game loop funcione de forma eficiente e sem quebrar o jogo.
E então, o que achou desse conteúdo: Para saber mais sobre técnicas de programação, otimização e perfomance, não deixe de acompanhar a seção de Games da revista MaxRender - Baixe a última edição e fique antenado(a).