Por isso, para além da prática, precisamos pensar em vários aspectos em torno do trabalho, inclusive conceitos mais culturais. Veja!
Game Design Workshop – A Playcentric Approach to Creating Innovative Games
Para quem quer começar a ler sobre o assunto, essa é uma boa indicação. Claro que é uma visão fora da nossa cultura brasileira, portanto, as necessidades do público gamer podem mudar.
Mas é importante entender conceitos desde o seu início e é o que essa obra faz, passeia por definições e aspectos muito importantes.
The Art of Game Design – A Book of Lenses
Outra sugestão muito interessante para quem está iniciando os estudos, porque faz o caminho da ideia até o produto final. Ao mesmo tempo em que traz conceitos desde seu começo, também é capaz de se aprofundar em cada tópico, trazendo um conhecimento vasto.
A Theory of Fun for Game Design
Partindo para campos além das definições dentro da criação dos jogos, temos aqui um passeio pelos conceitos de diversão. É hora de pensar sobre os conceitos que as pessoas podem ter sobre se divertir, tudo explicado com pesquisas e de maneira muito útil para a profissão.
Game Development Essencials
Essa obra é para quem tem interesse em conhecer a história dos games, junto aos conceitos sobre esse universo da criação de jogos. Nos últimos capítulos você consegue ler sobre as etapas diferentes do desenvolvimento de jogos e todo o processo até que eles se tornem produtos.
Game Architecture and Design – A New Edition
Arquitetura técnica e gerenciamento do time de desenvolvimento são os temas que você vai encontrar nessa sugestão. Ainda que não fale sobre a profissão em todo o material, vem com informações e conceitos muito relevantes abordando todo o caminho durante o desenvolvimento.
Game Mechanics – Advanced Game Design
Agora o assunto é um pouco mais aprofundado, sobretudo em relação à mecânica dos jogos, esse é o foco nesse livro. Considerando outros no mercado, é o que mais aborda esses aspectos, então, é uma recomendação que deve estar na sua lista de estudos.
Rules of Play – Game Design Fundamentals
Essa sugestão é bem complexa, traz conceitos sobre ludologia de forma profunda. Questões sociais, mentais e culturais são desenvolvidas ao longo das páginas, incluindo uma questão importante sobre o que é um jogo, de fato. Vale a pena aprender mais sobre esse conteúdo.
Design de Games – Uma Abordagem Prática
Vamos finalizar a nossa lista de indicações com o único em português, que passa pelos conceitos iniciais da profissão, além de lidar com a preparação do designer no processo de criar. É muito interessante para aqueles que trabalham também como programadores e claro, para ter um contato com um profissional brasileiro e sua visão.
É muito difícil encontrar materiais em português quando falamos sobre profissões ligadas à tecnologia, porque muitas dessas ações acontecem fora e depois chegam aqui. Mas isso não te impede de absorver conhecimentos relevantes nos livros sobre game design, pelo contrário.
É um exercício de aprender sobre o assunto e pensar também aspectos culturais que envolvem os consumidores brasileiros. Por isso continue se aperfeiçoando e aprendendo sempre mais sobre o tema.
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