Tendências do mercado de Game Designer Artigo

Tendências do mercado de Game Designer

Tendências do mercado de Game Designer

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Foto Autor por  Marcelo Ramos

O mercado de gamer design está em pleno crescimento e promete se manter assim nos próximos anos. Trata-se de uma realidade em todo mundo, inclusive no Brasil. Nosso país é o maior consumidor de jogos digitais da América Latina e figura entre os primeiros se comparado aos outros países.

O ano de 2020 já foi recheado de novidades nesse segmento e em 2021 a coisa não é diferente. Nesse artigo vamos falar sobre as tendências ainda para este ano e para os que estão por vir. Confira!

Maior participação feminina

Por muito tempo os jogos digitais eram considerados como “coisa de menino”, o que é uma grande bobagem na verdade. É claro que ainda existe um certo preconceito com as mulheres nessa área, mas a tendência é que a participação delas cresça ainda mais.

A presença feminina tende a crescer por todos os lados, tanto com a chegada de profissionais game designers, quanto com jogadoras profissionais ou amadoras.

Tecnologia 5G

A tecnologia 5G tem sido aguardada há muito tempo, mas podemos dizer que está mais perto de acontecer do que longe. A verdade é que, no Brasil, os testes já se iniciaram, mas ainda não sabemos quando ela estará em pleno funcionamento.

Essa novidade é importante para quem costuma jogar através do celular. Atualmente, apenas um modelo de smartphone é compatível para esta tecnologia, mas logo estará disponível para outros.

Jogos de competição

Os jogos de competição não são bem uma novidade no mundo dos games, mas a verdade é que eles vão continuar crescendo e atraindo cada vez mais adeptos. Hoje em dia existem campeonatos de muita expressão e que pagam grandes prêmios.

Jogos nos moldes de League of Legends. FreeFire e Fifa vão surgir cada vez mais nos próximos meses e anos.

Realidade aumentada (AR)

A realidade aumentada já figura entre os gamers, mas o mercado promete desenvolver novas tecnologias para o seu uso. A AR permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão “normal” da realidade. A ideia é fazer com que ela se torne cada vez mais realista e melhore ainda mais a interação dos jogadores com os games.

Realidade Virtual (VR)

Essa é outra ferramenta que já faz parte da vida dos gamers, mas assim como na realidade aumentada, o mercado tem interesse em trazer novidades nos próximos meses.

Um dos pontos mais importantes da atualização dessas tecnologias é que será possível gerar um aquecimento nos empregos do setor.

Crescimento dos pequenos estúdios

Foi-se o tempo em que apenas as grandes empresas desenvolvedoras de games tinham espaço no mercado. Atualmente os pequenos estúdios têm conseguido fazer lançamentos de jogos que conquistam um público fiel. O mercado é muito amplo e tem espaço para empresas de todos os tamanhos. Vale lembrar, é claro, que os grandes estúdios continuarão crescendo e movimentando o mercado.

Podemos afirmar que tem se tornado cada vez mais fácil entrar no mercado de games no Brasil. Cada vez mais surgem novas possibilidades para o profissional se capacitar e as oportunidades estão surgindo.

Gostou deste conteúdo? Para saber mais baixe também as nossas edições da revista gratuitamente aqui.


COMENTÁRIOS

ARTIGOS RELACIONADOS