E-Sports é a expressão utilizada para se referir às competições virtuais, principalmente, aquelas disputadas por jogadores profissionais. Esses torneios vieram para ficar e já são acompanhados pelo público com grande entusiasmo.
Canais de televisão e plataformas de streaming transmitem os jogos e, com isso, os tornam cada vez mais populares. No Brasil, a audiência das competições aumenta cerca de 16% a cada ano. A expectativa é que em 2023 o número de espectadores em todo o mundo alcance a marca de 646 milhões.
O setor mundial de E-Sports movimentou por volta de 1,1 bilhão de dólares em 2021. A previsão é que o número chegue aos 1,6 bilhões de dólares até 2024.
A quantidade de praticantes só cresce. O Brasil tem cerca de 27,9 milhões de competidores nas diversas modalidades de jogos virtuais. Em todo o mundo, o montante de jogadores deve alcançar a marca de 577 milhões em 2024.
Esse cenário atrai muitos jovens que sonham em ser jogadores profissionais de E-Sports. Confira as dicas para se tornar um jogador de destaque. Boa leitura!
Acompanhe os torneios
Estar atento aos campeonatos possibilita uma análise do desenvolvimento do E-Sports em todos os continentes, porém, também permite a avaliação das estratégias utilizadas nas disputas.
Caso resida em uma cidade onde há torneios virtuais, aproveite para comparecer às arenas onde acontecem as partidas, isso ajuda a sentir o clima dos jogos e observar como os jogadores se comportam.
Selecione o jogo e se especialize nele
Quem está no início da carreira deve diversificar ao máximo os jogos disputados. Desde modo, é possível descobrir aqueles em que tem mais facilidade e obtém os melhores resultados para se especializar.
Uma dica é escolher os jogos mais populares, pois ao conquistar um bom desempenho há uma grande probabilidade de disputar competições. Estudo a dinâmica, os tutoriais e as táticas especiais.
Entre em um time de e-Sports
Assim que chegar a um melhor nível como jogador, procure equipes profissionais para conseguir disputar competições importantes. No Brasil, os clubes abrem processos seletivos para formar suas equipes.
Porém, não é preciso estar ligado a um time para participar de torneios. Muitos campeonatos aceitam a inscrição de jogadores individuais. Jovens de 13 já podem mostrar seu talento no E-Sports.
Treine com frequência
Praticar em casa ou em torneios de maneira assídua eleva a qualidade do competidor em determinado jogo. Por mais que haja um talento natural, é preciso lapidá-lo por meio da atividade constante.
O treino precisa ser realizado com seriedade, portanto, não é o momento para brincadeiras. Ele deve ser encarado como uma oportunidade de elevar o nível de desempenho e virar profissional.
Fique atento às oportunidades
Devido ao status alcançado pelo E-Sports, a divulgação de notícias referentes ao setor é acessada com facilidade nos diversos tipos de veículos de comunicação. Fique de olho para aproveitar as chances.
É preciso ser visto para não perder nenhuma oportunidade. Por isso, se considerar que já tem um bom nível, participe das competições para tentar despertar o interesse de investidores e patrocinadores.