Até onde você iria para preservar uma memória? É possível superar o passado? O game Distortions, um psicodrama musical do estúdio paulista Among Giants, leva essas reflexões ao jogador em meio a suspense e lindos cenários 3D. No game, você guia a protagonista, uma Menina sem nome, através de um mundo vasto e solitário, onde você encontra apenas criaturas mascaradas. Tudo o que você tem à sua disposição é um violino. A música é sua aliada e, com ela, você pode se proteger dos inimigos e manipular o mundo em que se encontra. Distortions é um projeto introspectivo e ambicioso, que está em desenvolvimento há 9 anos e finalmente deu as caras. A equipe do Among Giants não doou só seu tempo e dedicação ao projeto, mas também detalhes muito pessoais, como a temática de separação amorosa e a escolha da trilha sonora baseada no gosto pessoal dos desenvolvedores. O game abraça inspirações e gêneros diversos, sem se prender a apenas uma categoria. Na lista de obras que inspiraram Distortions, temos games como Shadow of Colossus e Silent Hill 2; e filmes (!) como O Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças e a Fonte da Vida, pois não só de jogos vive o homem. Thiago Girello, criador do conceito original de Distortions, atribui a essas inspirações um papel fundamental na escolha do tema do jogo. Fascinado por traumas amorosos, a proposta dele era convidar o jogador a discutir o valor dado a memórias de relacionamentos passados e a recusa de se viver a realidade presente em prol desse passado. Esse tema leva também às distorções da realidade, a linha que divide a verdade do que acreditamos que aconteceu e o quanto os sentimentos podem embaçar nossa visão da realidade. O elo entre todas essas questões é encontrado na música, que é capaz de modificar o mundo em que se encontra a Menina. Na trilha sonora, temos as bandas Dredg, Labirinto e Hopesfall, escolhas pessoais da equipe. Tudo isso rendeu mais de 15 horas de jogo divididas em 3 episódios: prólogo, parte 1 e parte 2. O game varia entre etapas lineares, que marcam presença logo no início do jogo, dispensando o modo tutorial e permitindo que o jogador conheça o mundo de Distortions de maneira intuitiva, e etapas de exploração de mundo aberto. A câmera do jogo também apresenta mudanças de acordo com as sensações que o roteiro deseja transmitir. Por exemplo, temos momentos com visão em primeira pessoa voltados para o suspense e sidescrolling (câmera de lado) para sequências de ação. Os esforços do Among Giants geraram mais do que um jogo, mas também um plataforma de desenvolvimento, chamada Distortion Tools. Trata-se do conjunto de ferramentas e processos usados para desenvolver o game. O lançamento de Distortions está planejado para o começo de 2018 nas plataformas PC e Mac. O jogo já foi aprovado na Steam Greenlight e recebeu os prêmios Best Brazilian Game e Best Game by People’s Choice no BIG Festival 2017, além de ser considerado um dos melhores jogos do mundo pelo Indie Prize e Best Game pelo Spcine. Toda essa recepção positiva levanta esperanças para o lançamento do jogo para consoles, como PS4 e Xbox One, além de tornar o cenário nacional de desenvolvimento de games ainda mais bonito.