O metaverso é cada vez mais popular. Apesar de ser um conceito dos anos 90, apenas agora estamos começando a entender todas as suas possibilidades. Nesse sentido, esse texto pretende explicar como os games no metaverso funcionam.
A estrutura do metaverso promete mudar a forma como interagimos com a internet e seus conteúdos. Assim, para conseguirmos entender como os games no metaverso vão se comportar, primeiro precisamos entender melhor o que é o metaverso em si.
O que é o metaverso?
O metaverso se apresenta como uma realidade paralela online. Nela os usuários podem interagir de diferentes formas através de seus avatares. O grande diferencial desse mundo para as redes sociais é que ele é todo construído em 3D.
Além disso, o uso de equipamentos, como óculos de realidade aumentada e headsets VR, são essenciais para criar a experiência de imersão profunda prometida pelo metaverso. A ideia é que o usuário consiga realizar várias atividades no mundo digital que só eram feitas no mundo real. Por exemplo, ir a um show ou visitar um museu.
O metaverso hoje
O metaverso surgiu nos anos 90, entretanto, somente agora suas potencialidades começaram a ser exploradas. Muito disso se deve ao fato da popularização de algumas tecnologias e do acesso à Internet.
Também precisamos lembrar que a qualidade e velocidade da conexão melhoraram muito desde os anos 90. Sendo assim, hoje podemos transmitir e receber uma maior quantidade de dados mais rapidamente. Isso permite uma navegação mais fluida pelo metaverso e suas funcionalidades.
Apesar dos avanços da tecnologia, os equipamentos atuais ainda não permitem aproveitar todas as oportunidades do metaverso. Dessa forma, atualmente, o foco é no fortalecimento da economia desses mundos virtuais, assim como sua construção social.
Games no metaverso
Alguns dos jogos mais conhecidos atualmente estão no metaverso. Neles, você cria o seu próprio avatar e interage com outros jogadores. O interessante desses games no metaverso é que eles são voltados para a mineração de criptomoedas e na compra e venda de produtos.
Por exemplo, existem jogos onde o usuário compra um “lote” do metaverso, desenvolve seu espaço e depois pode vendê-lo por um preço maior do que comprou.
De forma parecida, existem games no metaverso onde o usuário pode comprar e vender acessórios do jogo para ganhar mais dinheiro. Também existem jogos onde os usuários conseguem minerar criptomoedas.
O interessante aqui é que os usuários podem ganhar dinheiro através desses jogos. É essa movimentação financeira que ajuda o desenvolvimento e crescimento do jogo e do seu metaverso.
A premissa é interessante e tentadora: ganhar dinheiro enquanto nos divertimos. Entretanto, é preciso ter cuidado. Antes de entrar em determinado mundo pesquise sobre ele e sua reputação.
É importante ficar atento para não acabar se envolvendo em um esquema de pirâmide. Também é importante ter cuidado com possíveis ataques hackers. Eles podem roubar os NFT e as criptomoedas da sua carteira.
Quer saber mais sobre o mundo da Computação Gráfica e as suas novidades? Acesse as edições anteriores da nossa revista e fique por dentro!