Atualmente, os tokens não fungíveis, também conhecidos como "NFTs", têm sido um dos assuntos mais discutidos e acessados na internet por serem considerados umas das fontes de investimento mais rentáveis do momento.
De forma simplificada, o NFT corresponde a um ativo digital que é vinculado a determinados recursos encontrados no mundo físico, como a arte visual, por exemplo. Basicamente, é a introdução do produto/arte no mundo virtual.
Para os críticos do mercado, as artes/produtos que tendem a ter mais valor são aquelas criadas por profissionais de renome ou por aqueles menos conhecidos, mas que trazem em seus trabalhos assuntos relevantes para a sociedade no que diz respeito a uma técnica inovadora ou assunto que possa gerar repercussão ou ter importância no futuro.
"Certo, mas como posso criar um NFT e me inserir no mercado digital?" Para isso, é necessário se atentar a algumas informações e realizar uma série de processos, que vão desde a criação da carteira digital à publicação do produto/arte.
Quer saber mais? Continue acompanhando a leitura e confira o passo a passo sobre como criar do zero o seu NFT!
1. Crie uma carteira digital
Sem mais delongas, a carteira digital é um recurso virtual capaz de armazenar criptomoedas e NFTs. Entre os usuários, a mais aceita e elogiada é a MetaMask, tida como uma das mais seguras e práticas.
Após realizar esse passo e seguir as instruções descritas é a hora de guardar bem as suas senhas e de conectar a sua carteira ao marketplace que deseja criar a sua arte/produto em NFT.
2. Conecte-se a uma plataforma de marketplace
Existem várias plataformas para se criar, vender e comprar NFTs. Entre elas estão a OpenSea, Rarible e Foundation, consideradas as mais populares entre os usuários devido ao seu suporte e atualizações.
Vale lembrar que se a proposta for comercializar o NFT, o usuário precisa estar ciente que todas as plataformas cobram taxas, que podem variar conforme a escolha do marketplace. Na OpenSea, por exemplo, a taxa é de 2,5% por transação.
3. Defina os arquivos que deseja transferir para a plataforma
Agora é a hora de escolher quais produtos/artes deseja transformar em NFT.
O ideal é que você realize uma busca pelas categorias de NFTs através da plataforma que escolheu vincular a sua carteira digital. A partir disso, vai ter uma maior ideia acerca das preferências do público e do que mais está em alta.
4. Defina as especificidades do seu NFT
Após selecionar os arquivos, é a hora de especificá-los. Isso quer dizer que chegou a hora de inserir os valores e de escolher a moeda de sua preferência, bem como definir os títulos e textos complementares e criar coleções. É um passo importante, se caso quiser agregar valor à sua arte/produto.
Feito isso, é a hora de publicar o seu NFT! Boa sorte!
Agora que você já sabe como criar um NFT, que tal baixar nossa última edição da revista MaxRender? Download Gratuito