5 curiosidades sobre computação gráfica Artigo

5 curiosidades sobre computação gráfica

5 curiosidades sobre computação gráfica

Foto Autor por  Marcelo Ramos

Foto Autor por  Marcelo Ramos

5-curiosidades-sobre-computação-gráfica

A computação gráfica está presente em diversos setores do mercado, marcando presença no planejamento e na produção de várias empresas, já que ela se destina a geração de imagens, que por sua vez representam dados e informações, ou mesmo uma recriação do mundo real.

Ela pode ser utilizada para áreas como arte, arquitetura, jogos, cinema, engenharia e até medicina, ou seja, pode alcançar qualquer setor e público.

A seguir, vamos apresentar algumas das curiosidades que a computação gráfica tem, sem deixar de lado o mercado de trabalho que ela pode alcançar.

1. O começo de tudo

Há um consenso entre os profissionais desta área, de que o primeiro computador com recursos gráficos, que era capaz de visualizar dados digitais, foi o Whirlwind I, do ano de 1950, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Ele foi criado, de início, para fins acadêmicos, mas também com possibilidades de ter sua utilização voltada para os militares da época.

Pouco tempo depois, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos lançou o seu próprio sistema de monitoramento e controle de voo, chamado de SAGE-Semi-Automatic Ground Environment.

2. Profissionais desta área tem muitas opções de entrada

Por ser uma área em constante desenvolvimento e com uma alta demanda, quem opta por atuar nela, tem chances reais de ingressar no mundo da animação, já que são capacitados a lidar com imagens estáticas, mas também com figuras dinâmicas.

Em outras palavras, poderá trabalhar em empresas gigantes, conhecidas do grande público, como a Disney, a DreamWorks ou a Pixar.

Além delas, com o mercado de jogos cada vez maior no Brasil, quem preferir se aventurar neste tipo de trabalho, poderá fazer parte de um time, que terá a responsabilidade de modelar seus próprios personagens jogáveis.

3. A realidade virtual está chegando com tudo

Mesmo ainda não estando ao alcance do grande público, aquele que escolher a computação gráfica como profissão, poderá criar experiências únicas para os usuários, concebendo interfaces tridimensionais interativas.

A opção da realidade virtual está cada vez mais presente, sendo muito importante em desenvolvimento de jogos, educação a distância, diversas simulações e vários tipos de comércios.

4. Não é necessário saber desenhar

Ao contrário do que se pode imaginar, você não precisa ter um dom natural para desenhar, apesar de este ser um facilitador na vida de quem faz computação gráfica.

Afinal, esta área é vai muito além do simples e puro design artístico. Se a sua intenção é atuar em projetos de engenharia, é muito mais relevante ter facilidade e conhecimento sem desenho técnico, além de conhecer softwares como o CAD, por exemplo.

5. Você pode entrar no mercado de trabalho em até dois anos

Ao contrário do que acontece em alguns cursos, você já estará apto a entrar no mercado de trabalho com apenas dois anos de curso, com grandes chances de ingressar em grandes empresas de tecnologia, que estão sempre em busca de profissionais capacitados.

Quer saber mais sobre o mundo da computação gráfica?

Baixe agora as revistas gratuitamente com muitas informações sobre esta área - Baixar Agora.