Artigo

6 Jogos indie brasileiros que você precisa conhecer

6 Jogos indie brasileiros que você precisa conhecer

O Brasil ainda não possui uma indústria de games muito desenvolvida ou que receba tantos investimentos. Porém, nosso país está repleto de pessoas cheias de talento e apaixonadas pela arte de produzir games, o que gerou uma ampla gama de produções independentes.

A variedade de estilos é grande e as produções são de altíssima qualidade. Separamos aqui os 6 jogos indies nacionais que você não pode deixar de conhecer. Confira!


1. Dandara

6-jogos-indie-brasileiros-que-você-precisa-conhecer

Produzido pelo estúdio brasileiro Long Hat House, a obra mineira tem sua personagem principal inspirada em Dandara, uma importante líder no movimento contra o regime escravocrata.


Com um incrível visual em pixel-art, o jogo no estilo metroidvania traz inúmeras referências da cultura brasileira e possui um enredo muito interessante que se passa em um mundo chamado Salt.


Disponível para PS4, Nintendo Switch, Xbox One, PC (Linux, Windows e macOS) e mobile (Android e IOS).


2. Kaze and the White Masks

6-jogos-indie-brasileiros-que-você-precisa-conhecer

Lançado em 2021, o game é inspirado em clássicos de plataforma como Donkey Kong, Sonic the Hedgehog e Super Mario Bros. Com comandos simples, o jogador controla a coelha Kaze para salvar seu amigo Hogo e as Crystal Islands.


Bastante desafiador, o jogo apresenta belíssimos gráficos em pixel-art e está disponível para Nintendo Switch, Xbox One, PS4 e PC (macOS, Google Stadia, Linux e Windows).


3. Dandy Ace

6-jogos-indie-brasileiros-que-você-precisa-conhecer

Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Mad Mimics, o roguelite conta a história do Ilusionista Dandy Ace, que perde seus poderes ao ser preso em um espelho. Para recuperar os poderes é necessário coletar cartas (principais e secundárias) e juntar itens para que novas habilidades possam ser compradas. São cerca de 2500 combinações de cartas e habilidades possíveis.

Um dos pontos mais interessantes é o “Modo Twitch”, que permite que os espectadores do stream do player escolham o deck a ser utilizado.

Disponível apenas para PC (Windows e macOs).


4. Pixel Ripped 1989 e Pixel Ripped 1995

6-jogos-indie-brasileiros-que-você-precisa-conhecer

Qualquer um que tenha nascido nos anos 80 ou 90 vai se identificar com esse game de realidade virtual. Em ambas as versões o player controla David, um garotinho que precisa driblar os adultos para conseguir jogar o máximo de videogame possível (portáteis ou de mesa).


É possível jogar os videogames dentro do jogo, que são réplicas de grandes clássicos como Sonic the Hedgehog, Super Mario World, Star Fox, Castlevania, Super Metroid e muito mais.

Apesar do enredo simples, o game conquista pela história e gráficos.

Pixel Ripped 1989 está disponível para PS4 e PC (Linux, Windows e macOs) e Pixel Ripped 1995 está disponível para PS4, Oculus Quest e PC (somente Windows).


5. No heroes Here

6-jogos-indie-brasileiros-que-você-precisa-conhecer

Também desenvolvido pelo estúdio paulista Mad Mimics, No Hero Here é um multiplayer co-up no estilo tower defense.

Com visual agradável em pixel-art, o jogo comporta até 4 players e pode ser jogado localmente ou online. A temática medieval, variedade de fases e trilha sonora renderam alguns prêmios para a produção. Disponível para PC (Windows e macOS) e PS4.


6. Celeste

6-jogos-indie-brasileiros-que-você-precisa-conhecer

Apesar de ter sido produzido por canadenses, toda a arte de Celeste foi desenvolvida pelo estúdio brasileiro MiniBoss.

No estilo plataforma, o elemento mais importante da produção é a história que traz, por meio de inúmeras metáforas, discussões sobre saúde mental. O player controla uma garotinha chamada Madeline, que decide subir uma montanha chamada Celeste.


O título que já recebeu alguns prêmios está disponível para PC (Linux, Windows e macOs), Xbox One, Nintendo Switch e PS4.


Gostou da nossa seleção? Então não deixe de acessar nossas revistas e fique por dentro das últimas novidades - Baixar agora.

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Foto Autor

Marcelo R. Soares

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ - 2011 e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ - 2014.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.