Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2019

6 Maiores Erros na Hora de Fazer o Portfólio

Um bom portfólio, muitas vezes, é o que faz a diferença entre conseguir ou não uma ótima oportunidade de trabalho. Por isso, é importante dedicar um tempo para garantir que ele não tenha erros.

A qualidade e relevância dos trabalhos com certeza são muito importantes, mas existem outros fatores que, se você não prestar atenção, podem acabar penalizando seu portfólio e até fazer com que você perca alguma oportunidade de trabalho.

Para te ajudar, listamos os 6 maiores erros que as pessoas cometem na hora de fazer seus portfólios. Preste atenção para ver se está cometendo algum deles e se estiver, corre que ainda dá tempo de corrigir!

6-maiores-erros-na-hora-de-fazer-o-portfólio

1. Informações de contato ausentes ou difíceis de encontrar

Este erro é o primeiro da lista porque, apesar de simples, é um dos mais fatais. Vamos lembrar que o objetivo principal do portfólio é despertar nas pessoas – empresas ou potenciais clientes – a vontade de entrar em contato com você para te contratar.

Caso suas informações de contato não estejam presentes ou estejam difíceis de encontrar no seu portfólio, você pode perder grandes oportunidades.

Isso porque dificilmente grandes empresas ou clientes em potencial vão entrar em contato com você por meio de suas redes sociais – como o Instagram ou o Twitter.

Assim, mantenha suas informações atualizadas e bem evidentes em seu portfólio.

2. Portfólio lotado

Portfólios lotados e muito longos podem causar o efeito contrário ao desejado: cansar seus clientes em potencial. Por isso, nesse caso, muitas vezes, menos é mais. Lembre-se de que você quer causar uma grande impressão com o seu portfólio. Isso é melhor atingido com poucos trabalhos de grande destaque e qualidade.

Por esse motivo, recomendamos que você priorize seus trabalhos mais importantes e com maior qualidade. Seus trabalhos mais importantes são aqueles que ganharam algum prêmio ou que tenham sido feitos para algum evento ou empresa reconhecido.

Caso você tenha dificuldade em distinguir quais dos seus trabalhos têm mais qualidade, peça a opinião de colegas mais experientes. Mas jamais deixe seu portfólio abarrotado apenas para mostrar que você fez “mais coisas”.

3. Trabalhos não segmentados por categorias

Trabalhos soltos no seu portfólio podem confundir a pessoa que o estiver visitando e dar um tom de amadorismo ao seu site. Por isso, recomendamos separar seus trabalhos por categorias (estilos, mercados, objetivo profissional etc).

Porém, é importante se lembrar de fazer isso de maneira simples e objetiva. Seja econômico em suas categorias. Afinal, uma lista enorme de categorias pode fazer as pessoas se sentirem perdidas e desmotivá-las a encontrarem o que procuram.

4. Site do portfólio não responsivo para dispositivos móveis

Hoje em dia, a probabilidade maior é que as pessoas visualizem o seu portfólio por meio de um celular – ou um tablet, se você tiver sorte.

Assim, não conte com o layout que você estiver vendo na tela do computador. Faça testes em outros aparelhos para ter certeza de que seu site funciona.

Além disso, verifique como as miniaturas dos seus trabalhos se comportam nas telas diminutas dos celulares, bem como os links e os botões.

De forma geral, veja se é confortável navegar pelo seu portfólio através de um celular. Caso não seja, resolva este problema.

Isso nos leva ao nosso próximo erro.

5. Site complexo demais para navegar

A pessoa interessada em te contratar provavelmente não terá muito tempo para ficar navegando por seu portfólio até encontrar o que precisa. Por isso, deixe as informações mais importantes bem visíveis e fáceis de encontrar.

De preferência a um layout mais intuitivo e simples. Designs complexos e com muitas animações (além de estarem sujeitos a erros em diferentes navegadores e aparelhos), podem confundir as pessoas e desmotivá-las a continuarem procurando o que querem.

6. Erros de ortografia e gramática

Por fim, tome cuidado com erros de ortografia e gramática. Você não precisa ser nenhum expert em gramática portuguesa, mas é preciso rever sempre seus textos e as legendas de seus trabalhos.

Tenha em mente que erros desse tipo fazem com que seu portfólio tenha um ar pouco profissional.

O que achou das nossas dicas? Caso queira ver ainda mais conteúdos nossos, acesse o site da CG e baixe outras edições da nossa revista.