Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

6 Novas tendências para o mundo dos games que você precisa conhecer

06-01-2021
Curso Fan Art Curso Fan Art

Advertisement

O mundo dos games não para de crescer e evoluir. A cada dia ganha mais adeptos ajudam a impulsionar um mercado global altamente lucrativo. Estima-se que esse mercado arrecade cerca de US$ 150 milhões em 2019.

Paralelo a isso, há um uma corrida competitiva acirrada entre as marcas desenvolvedoras de games, que precisam estar sempre inovando empenhadas em levar a melhor e mais real experiência aos gamers.

Sendo assim, as novidades são constantes. Para ajudar você a se encontrar nesse universo tão dinâmico, reunimos 7 novas tendências para o mundo dos games que você precisa conhecer. Confira!

6-novas-tendências-para-o-mundo-dos-games-que-você-precisa-conhecer

1. Fim dos consoles

Por outro lado, há quem afirme que a necessidade do uso de consoles para jogos mais estruturados está perto do fim.

A melhoria da qualidade de processamento de televisores smart e celulares e o progresso crescente em termos de banda larga, podem permitir, num futuro próximo, o surgimento de plataformas de streaming destinadas a jogos, além do desenvolvimento de toda uma estrutura mobile.

2. Jogos hipercasuais

Uma grande tendência são os jogos hipercasuais, aqueles com gráfico bem simples. Geralmente, são jogos que o usuário baixa, joga por alguns dias e logo desinstala, porque já descobriu outro jogo do mesmo tipo que o interessa.

3. Realidade Virtual

A popularização de jogos com Realidade Virtual ainda parece bem distante, especialmente no Brasil, onde os equipamentos que permitem essa experiência ao usuário têm um custo bem alto.

Mas é claro que esse recurso não poderia ficar de fora dessa lista, afinal é uma tendência mundial que veem crescendo e promete revolucionar o modo tradicional de jogar videogame.

4. Jogos retrô

Se você acompanha as novidades do mundo dos games já deve ter percebido, que há algum tempo a quantidade de jogos “retrô” que estão sendo disponibilizados no mercado cresceu bastante.

Desenvolvedores desses games aproveitam características e elementos que faziam parte de gráficos mais antigos e promovem algumas melhorias e adaptações.

Jogos desse tipo têm obtido sucesso, principalmente com um público mais velho, que acabam sendo apanhado por aquele sentimento de nostalgia.

5. eSports

Não é mais segredo para ninguém o potencial dos esportes eletrônicos ou eSports. Atualmente, há milhares de jogadores profissionais e grandes competições que pagam prêmios milionários aos vencedores.

Além do mais, podemos afirmar que a popularidade desses jogos aumentou consideravelmente.

Uma pesquisa da Newzoo constatou que o número de fãs de eSports no Brasil passou dos 21 milhões em 2019, dessa forma, o país se tornou o terceiro com maior torcida do mundo.

6. Recursos transmídia

Integrar recursos de diferentes mídias é uma tendência que está sendo bastante utilizada no mercado de games.

Um exemplo disso, é quando lançam uma revista ou livro que complementa a narrativa de um game virtual. Acontece também o contrário, jogos de tabuleiro ou de cartas criam aplicativos ou programas para ambientar melhor seus jogadores.

E você? O que achou destas tendências? Para continuar por dentro das novidades do universo dos games, acesse nossos demais posts e baixe gratuitamente as edições anteriores de nossa revista.