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8 livros de game design que você precisa conhecer

8 livros de game design que você precisa conhecer

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Fizemos uma lista de livros de game design que você precisa conhecer, afinal, se está na profissão ou pretende começar, é importante buscar conhecimento.

Por isso, para além da prática, precisamos pensar em vários aspectos em torno do trabalho, inclusive conceitos mais culturais. Veja!

 

Game Design Workshop – A Playcentric Approach to Creating Innovative Games

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Para quem quer começar a ler sobre o assunto, essa é uma boa indicação. Claro que é uma visão fora da nossa cultura brasileira, portanto, as necessidades do público gamer podem mudar.

Mas é importante entender conceitos desde o seu início e é o que essa obra faz, passeia por definições e aspectos muito importantes.

 

The Art of Game Design – A Book of Lenses

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Outra sugestão muito interessante para quem está iniciando os estudos, porque faz o caminho da ideia até o produto final. Ao mesmo tempo em que traz conceitos desde seu começo, também é capaz de se aprofundar em cada tópico, trazendo um conhecimento vasto.

 

A Theory of Fun for Game Design            

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Partindo para campos além das definições dentro da criação dos jogos, temos aqui um passeio pelos conceitos de diversão. É hora de pensar sobre os conceitos que as pessoas podem ter sobre se divertir, tudo explicado com pesquisas e de maneira muito útil para a profissão.

 

Game Development Essencials          

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Essa obra é para quem tem interesse em conhecer a história dos games, junto aos conceitos sobre esse universo da criação de jogos. Nos últimos capítulos você consegue ler sobre as etapas diferentes do desenvolvimento de jogos e todo o processo até que eles se tornem produtos.

 

Game Architecture and Design – A New Edition

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Arquitetura técnica e gerenciamento do time de desenvolvimento são os temas que você vai encontrar nessa sugestão. Ainda que não fale sobre a profissão em todo o material, vem com informações e conceitos muito relevantes abordando todo o caminho durante o desenvolvimento.

 

Game Mechanics – Advanced Game Design

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Agora o assunto é um pouco mais aprofundado, sobretudo em relação à mecânica dos jogos, esse é o foco nesse livro. Considerando outros no mercado, é o que mais aborda esses aspectos, então, é uma recomendação que deve estar na sua lista de estudos.

 

Rules of Play – Game Design Fundamentals

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Essa sugestão é bem complexa, traz conceitos sobre ludologia de forma profunda. Questões sociais, mentais e culturais são desenvolvidas ao longo das páginas, incluindo uma questão importante sobre o que é um jogo, de fato. Vale a pena aprender mais sobre esse conteúdo.

 

Design de Games – Uma Abordagem Prática

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Vamos finalizar a nossa lista de indicações com o único em português, que passa pelos conceitos iniciais da profissão, além de lidar com a preparação do designer no processo de criar. É muito interessante para aqueles que trabalham também como programadores e claro, para ter um contato com um profissional brasileiro e sua visão.

É muito difícil encontrar materiais em português quando falamos sobre profissões ligadas à tecnologia, porque muitas dessas ações acontecem fora e depois chegam aqui. Mas isso não te impede de absorver conhecimentos relevantes nos livros sobre game design, pelo contrário.

É um exercício de aprender sobre o assunto e pensar também aspectos culturais que envolvem os consumidores brasileiros. Por isso continue se aperfeiçoando e aprendendo sempre mais sobre o tema.

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Foto Autor

Marcelo Ramos

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ  e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.