Artigo

Afinal, como está o mercado de trabalho para a computação gráfica no Canadá?

Afinal, como está o mercado de trabalho para a computação gráfica no Canadá?

A computação gráfica é um setor que está em constante crescimento mundialmente. Assim, existem diversas ofertas no mercado e várias oportunidades únicas para vários setores diferenciados, que estão sempre em busca de bons profissionais, capazes de preencher com excelência os requisitos necessários.

Devido a isso, muitas pessoas têm optado por deixar o Brasil em busca de oportunidades nesse setor, visto que outros vários países do mundo têm se mostrado dispostos a investir não somente no setor em si, mas também nos novos profissionais do ramo.

Assim, a computação gráfica tem se mostrado uma chance para muitas pessoas que buscam uma nova oportunidade de carreira, uma mudança de vida e desafios que poderão ser vividos um local estrangeiro.


Destaque para o mercado de computação gráfica

A indústria de jogos e de animação 3D se encaixa nesse setor e está se tornando cada vez mais rentável. Além disso, os segmentos em questão estão se firmando enquanto mercados que geram diversas oportunidades de trabalho ao redor do mundo, algo diretamente ligado ao surgimento constante de novas tecnologias.


Dessa forma, as questões pontuadas cobram que o mercado conte com profissionais qualificados e que tenham condições de desempenhar as suas respectivas funções com maestria. Diante deste cenário, o Canadá é um país que tem se mostrado muito à frente em termos de computação gráfica.

Atualmente, o país pode ser considerado uma potência nesse setor. Isso atrai cada vez mais os grandes estúdios e empresas, que estão abrindo as portas para novos investimentos no Canadá e, por consequência, novos empregos são gerados.


Boas perspectivas de atuação no mercado

Como o Canadá tem se mostrado uma verdadeira potência da computação gráfica, muitos profissionais que desejam investir nas suas carreiras estão buscando por oportunidades de trabalho no país.

Além disso, os estudantes que se interessam pela área acabam investindo mais para realizar os seus estudos no país, de forma que eles sejam direcionados para as oportunidades locais e consigam se desenvolver de forma plena ao trabalhar próximos de profissionais capazes de fornecer ainda mais conhecimento.

Vale ressaltar que os dois mercados em maior destaque no Canadá atualmente são a Animação 3D e os jogos, que permanecem todos os anos em um constante crescimento devido às diversas tecnologias e aos investimentos nesse setor.

As duas funções estão totalmente interligadas e os profissionais podem acabar atuando na mesma empresa. Logo, um animador 3D pode trabalhar no mesmo ambiente que um desenvolvedor de jogos, complementando o trabalho um do outro e criando uma grande indústria.

Para efeito de comparação, o mercado global de Animação 3D, no ano de 2018, foi avaliado em cerca de US$ 13,75 bilhões, algo que vem impulsionando o setor a crescer cada vez mais.


Demanda de profissionais no Canadá

Um relatório criado pela Indeed Canadá, site de busca de empregos do país, revelou que há uma grande procura por profissionais da área de computação gráfica. Entre os mais visados estão os que atuam o campo da realidade artificial, virtual e aumentada. Esses setores passaram por um grande crescimento nos últimos anos.

Esse mesmo estudo mostrou que a cidade de Montreal é o local com maior número de oportunidades de trabalho no país, seguida de perto por Vancouver e por Toronto.

Outro levantamento feito pelo Global Startup Report mostrou que a cidade de Vancouver foi considerada o centro da indústria de jogos do Canadá. Assim, a cidade abrigou 35% de todos os estúdios de jogos e editores do país.

Para muitos, buscar uma carreira no exterior pode ser um sonho distante ou até mesmo uma ideia inimaginável. Mas, levando em consideração pontos como a dedicação, os estudos e o planejamento, é possível conquistar esse objetivo e encontrar oportunidades únicas no setor de computação gráfica.

Seja avisado quando a nova edição for lançada

Foto Autor

Marcelo R. Soares

Web Developer

É especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela UFRJ - 2011 e Mestre em Informática com foco em Inteligência Artificial e neurociência computacional pela UFRJ - 2014.

É o criador e idealizador da revista Brasileira de computação gráfica MaxRender e um grande entusiasta do software Blender 3d.