Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

As 3 Game Engines mais usadas

12-06-2021

as-3-game-engines-mais-usadas


Sabe aquele jogo que você adora? Com efeitos sonoros impactantes, músicas incríveis, simulações, movimentos e gráficos perfeitos? Os responsáveis por isso tudo, e mais, são softwares chamados de Game Engines, ou motores de jogos. Separamos as Game Engines mais usadas para você se aventurar ou trabalhar com mais facilidade e qualidade criando seus jogos. Acompanhe!

As Game Engines são essenciais para que um jogo funcione bem, para que a experiência do gamer seja a melhor possível. Além dos ambientes e dos movimentos, esses softwares também permitem que o game tenha um excelente desempenho em qualquer plataforma, seja jogando pelo PC, pelo console ou pelo smartphone. Muitas já fizeram história e se mantêm fortemente presentes no mercado até hoje!

Unreal Engine

Essa é uma Game Engine antiga e extremamente atuante nos dias de hoje. Muito respeitada e admirada, a Unreal Engine foi desenvolvida pela Epic Games em 1998 e é responsável pelo alto nível de qualidade e versatilidade de games como o famoso Fortnite, Mortal Kombat XI, a franquia Batman – Arkham e o remake Final Fantasy VII, de 2020.

Em 2015, a Unreal Engine chegou a entrar para o Guiness Book como a engine mais bem sucedida. Ao longo dos anos, tornou-se base para diversos tipos de games e permite que o usuário tenha uma imersão impressionante em diferentes sistemas operacionais para dispositivos móveis e em diferentes consoles.

Não deve ser barato ter acesso a um software com tanta autoridade no mercado, certo? Errado!

Desde 2015, a Unreal Engine está disponível gratuitamente ajudando muitos profissionais que ministram cursos ou que estão criando os próprios games e até pessoas que estão começando na área, permitindo o acesso a recursos e ferramentas de ponta. O uso só é pago através de royalties, caso a criação gere lucros.

Godot Engine

Mais uma Game Engine totalmente gratuita, porém a Godot Engine oferece a vantagem de ser open source, ou seja, você tem total liberdade de mudar o conteúdo e a estrutura da ferramenta. Vale muito a pena porque você conta com um desenvolvimento colaborativo do software.

Além da facilidade no uso, você pode criar em qualquer desktop e exportar para smartphones e até mesmo para a web!

Fizemos um artigo especial sobre a Godot Engine para você tirar todas as dúvidas e aproveitar esse recurso prático e leve.

Unity

Uma das mais conhecidas, se não a mais, a Unity surgiu em 2005 como um aplicativo exclusivo da Apple e foi se tornando cada vez mais democrática e presente em todas as plataformas. Responsável por jogos marcantes como Angry Birds, Pokemon GO e Roller Coaster Tycoon, a Unity é líder de mercado com games para IOS, Android e até Smart TV.

Para a alegria dos desenvolvedores de games experientes ou iniciantes, a Unity tem uma versão gratuita onde fatura por meio de royalties também. Oferece um aprendizado fácil, seções organizadas, uma série de tutoriais para orientar o usuário, fórum de discussão, jogos em 3D e 2D e muito mais!

Pense no tipo de jogo que você quer criar ou aprender a criar, acesse o nosso site e baixe uma edição da revista Max Render para estar sempre por dentro das melhores dicas em desenvolvimento de games! Boa partida!

Seja avisado quando a nova edição for lançada