As 3 Game Engines mais usadas
Sabe aquele jogo que você adora? Com efeitos sonoros impactantes, músicas incríveis, simulações, movimentos e gráficos perfeitos? Os responsáveis por isso tudo, e mais, são softwares chamados de Game Engines, ou motores de jogos. Separamos as Game Engines mais usadas para você se aventurar ou trabalhar com mais facilidade e qualidade criando seus jogos. Acompanhe!
As Game Engines são essenciais para que um jogo funcione bem, para que a experiência do gamer seja a melhor possível. Além dos ambientes e dos movimentos, esses softwares também permitem que o game tenha um excelente desempenho em qualquer plataforma, seja jogando pelo PC, pelo console ou pelo smartphone. Muitas já fizeram história e se mantêm fortemente presentes no mercado até hoje!
Unreal Engine
Essa é uma Game Engine antiga e extremamente atuante nos dias de hoje. Muito respeitada e admirada, a Unreal Engine foi desenvolvida pela Epic Games em 1998 e é responsável pelo alto nível de qualidade e versatilidade de games como o famoso Fortnite, Mortal Kombat XI, a franquia Batman – Arkham e o remake Final Fantasy VII, de 2020.
Em 2015, a Unreal Engine chegou a entrar para o Guiness Book como a engine mais bem sucedida. Ao longo dos anos, tornou-se base para diversos tipos de games e permite que o usuário tenha uma imersão impressionante em diferentes sistemas operacionais para dispositivos móveis e em diferentes consoles.
Não deve ser barato ter acesso a um software com tanta autoridade no mercado, certo? Errado!
Desde 2015, a Unreal Engine está disponível gratuitamente ajudando muitos profissionais que ministram cursos ou que estão criando os próprios games e até pessoas que estão começando na área, permitindo o acesso a recursos e ferramentas de ponta. O uso só é pago através de royalties, caso a criação gere lucros.
Godot Engine
Mais uma Game Engine totalmente gratuita, porém a Godot Engine oferece a vantagem de ser open source, ou seja, você tem total liberdade de mudar o conteúdo e a estrutura da ferramenta. Vale muito a pena porque você conta com um desenvolvimento colaborativo do software.
Além da facilidade no uso, você pode criar em qualquer desktop e exportar para smartphones e até mesmo para a web!
Fizemos um artigo especial sobre a Godot Engine para você tirar todas as dúvidas e aproveitar esse recurso prático e leve.
Unity
Uma das mais conhecidas, se não a mais, a Unity surgiu em 2005 como um aplicativo exclusivo da Apple e foi se tornando cada vez mais democrática e presente em todas as plataformas. Responsável por jogos marcantes como Angry Birds, Pokemon GO e Roller Coaster Tycoon, a Unity é líder de mercado com games para IOS, Android e até Smart TV.
Para a alegria dos desenvolvedores de games experientes ou iniciantes, a Unity tem uma versão gratuita onde fatura por meio de royalties também. Oferece um aprendizado fácil, seções organizadas, uma série de tutoriais para orientar o usuário, fórum de discussão, jogos em 3D e 2D e muito mais!
Pense no tipo de jogo que você quer criar ou aprender a criar, acesse o nosso site e baixe uma edição da revista Max Render para estar sempre por dentro das melhores dicas em desenvolvimento de games! Boa partida!
Comentários
Trending
Morrowind Remaster, veterano da Bethesda joga água fria
31 de jan, 2026
Split Fiction filme, roteiro pronto e Sweeney empolgada
31 de jan, 2026
Project Genie derruba ações e inquieta estúdios de games
31 de jan, 2026
Ubisoft suspende dev após criticar retorno presencial
29 de jan, 2026
Dell entra no Blender Development Fund e muda o jogo do 3D
28 de jan, 2026
IA da Nvidia pode mudar os games, mas a que custo?
16 de jan, 2026
Bilhões em jogo, Arábia Saudita redesenha a indústria de games
14 de jan, 2026
Ubisoft Halifax fecha e gera debate no mercado de games
09 de jan, 2026