Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

Godot: Uma game Engine Open source que você precisa conhecer

18-10-2017

ja-conhece-godot-a-ferramenta-open-source-de-criacao-de-games

Quer desenvolver games com total liberdade e zero custo? Godot Engine pode ser exatamente o que você precisava. Disponibilizado em 2014 pela empresa argentina OKAM STUDIO, Godot é uma ferramenta de desenvolvimento de jogos multiplataforma gratuita e de código aberto, que utiliza a licença MIT. Além dessas qualidades, que já são o suficiente para cativar um desenvolvedor de games iniciante, a Godot Engine é muito querida pelos usuários por sua usabilidade intuitiva, com curva de aprendizagem reduzida, e boa adaptabilidade para 2D e 3D. Godot é um programa bem leve, com menos de 40 MB, que pode ser executado em Windows, Mac ou Linux para desenvolver games em diversas plataformas, de computador a mobile e web.


 A ferramenta usa uma linguagem de programação própria, GDscript, que tem algumas semelhanças com Python, Javascript, PHP e C++. Como todo o programa, ela é fácil de aprender e pode contribuir e muito para o desenvolvimento dos games. A ideia é que o uso de Godot seja tão simples e intuitivo que os membros da equipe que não atuam com desenvolvimento, como os responsáveis pela trilha sonora, por exemplo, também possam interagir com a ferramenta. Os desenvolvedores de Godot também estavam preocupados com o idioma de uso. Por isso, é possível usar versões traduzidas da ferramenta. Algumas outras qualidades de Godot são o editor de animação integrado, que permite que cada elemento seja animado; a evolução constante da ferramenta, que está sempre lançando atualizações e novos recursos; e a interface do editor de games unificada, que permite que você produza todo o game em apenas um programa.


O desenvolvimento de games usando Godot Engine segue alguns preceitos gerais. Por exemplo, cada elemento, seja um jogador, menu ou fase, é uma “scene”; e as “scenes” são uma hierarquia de “nodes”, os elementos principais que compõe desde textos a animações. Godot Engine possui um sistema dedicado para o desenvolvimento de games 2D ou 3D, basta clicar em um botão que define o modo em que deseja trabalhar. Para desenvolver games 2D, você pode usar sprites que exibem imagens na tela, criar formas geométricas usando o Polygon2D, distribuir tiles com Tilemap e por aí vai. A ferramenta também oferece suporte para iluminação 2D com diversos elementos, como sombras e inibidores de luz. Já no modo 3D, é possível importar malhas 3D com modelos OBJ e scenes 3D no formato Collada (.dae), que são formatos de código-aberto padronizados, embora não tão conhecidos quanto FBX, por exemplo.

O desenvolvimento de games 3D na Godot Engine ainda precisa de algumas melhorias, mas com a evolução constante da ferramenta, espera-se um aprimoramento nesse quesito em pouco tempo. Outra questão a ser resolvida é a documentação e descrição da ferramenta, que poderia ser mais detalhada, o que contribuiria para a experiência dos usuários. Não ajuda muito que a comunidade de desenvolvedores que usam Godot ainda é pequena, apesar de pró-ativa, o que desestimula discussões e tirada de dúvidas. Atualmente, o download da versão 2.1 está disponível no site (https://godotengine.org/), e os desenvolvedores estão trabalhando na versão 3.0. E você? Já desenvolveu algum game usando Godot? Deixe aqui seu comentário.

Seja avisado quando a nova edição for lançada