Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

As 3 opções de software de modelagem 3d para você experimentar

20-05-2021

Os softwares de modelagem são usados para vários fins, podendo atender setores de criação de jogos, de animação, de arquitetura, desenho industrial e tantos outros que ainda estão começando a descobrir as facilidades que esta área pode trazer para o seu negócio.

Porém, um dos maiores pontos de dúvida para os seus profissionais, é qual o melhor para se usar, já que existem várias opções no mercado, cada uma com a sua particularidade, que contemplam desde os mais iniciantes, até os mais experientes.

A seguir selecionamos três opções, que tem como objetivo te ajudar na escolha daquele que mais se adapta ao seu estilo e atende os seus objetivos.

AutoCAD para 3D

as-3-opções-de-software-de-modelagem-3d-para-você-experimentar

Começando por um dos mais conhecidos do ramo, o AutoCAD para 3D teve a sua primeira versão desenvolvida pela Autodesk, no ano de 1982, que neste ponto tinha um foco maior para os projetos de desenho técnico.

No entanto, atualmente ele já é capaz de atender os segmentos da engenharia, da arquitetura, do design e tantas outras áreas afins.

Ele é considerado um dos mais avançados, com uma boa precisão em suas dimensões tridimensionais, deixando satisfeitos até os clientes mais exigentes, já que é uma ferramenta que apresenta resultados muito realistas.

Ele possui uma versão de avaliação de 30 dias, que começa a valer após a instalação do mesmo.

Blender


as-3-opções-de-software-de-modelagem-3d-para-você-experimentar

A primeira vantagem em relação ao concorrente anterior, é que este software é totalmente gratuito, ou seja, você pode usar por quanto tempo quiser, sem perder qualidade no seu trabalho.

Ele possui diversos recursos integrados, que possibilitam uma produção muito interessante, inclusive em trabalhos voltados para a animação e para o mundo dos jogos.

O ponto negativo é que, mesmo evoluindo ao desde o seu lançamento, no ano de 1998, ele ainda não é tão intuitivo quanto a concorrência.

SolidWorks

as-3-opções-de-software-de-modelagem-3d-para-você-experimentar

Lançado inicialmente no ano de 1995, este é muito indicado para os projetistas e engenheiros, principalmente por ser uma completa para a criação de modelos mecânicos inovadores, além de contar uma interface bastante amigável.

Ele é um dos queridinhos dos estudantes de engenharia, ainda mais para aqueles que querem dar vida aos seus desenhos mecânicos. O SolidWorks tem funções que incluem algumas funcionalidades próprias para este fim.

Além disso, ele também é capaz de promover um fluxo de trabalho, permitindo projetar, comunicar e gerenciar os dados.

O ponto negativo dele, é o fato de ser pago, com uma versão de teste disponível no site do aplicativo, sendo possível ter acesso a ele criando uma conta no site da empresa que desenvolve o software.

Estes são apenas alguns exemplos das inúmeras opções existentes no mercado, sempre ressaltando que cada profissional se adapta melhor a um tipo de programa, portanto, uma maior afinidade acaba dando frutos melhores, variando de pessoa para pessoa.

É importante testar quantos puder e tiver oportunidade, para que você possa escolher o melhor para o seu jeito de trabalhar e criar.


Seja avisado quando a nova edição for lançada