Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

As principais carreiras na área de desenvolvimento de jogos

15-02-2021

as-principais-carreiras-na-área-de-desenvolvimento-de-jogos

Já passou o tempo em que jogos eram apenas uma forma de passatempo ou diversão. Isso, é claro, ainda faz parte do mundo gamer, mas o cenário se tornou um grande mercado em expansão.

Cada dia mais as indústrias gamers estão lançando novos jogos em diversas plataformas e por trás, existem pessoas engajadas e comprometidas em elaborar os melhores projetos.

Para atuar como desenvolvedor de jogos não precisa necessariamente de faculdade, embora isso seja importante para sua carreira. Você consegue trabalhar no mundo gamer demonstrando conhecimento, domínio e um excelente portfólio.

Qual a função do desenvolvedor de jogos?

Como o nome diz, o responsável por desenvolver jogos tem o papel de trabalhar no planejamento de games para diversas plataformas, seja computador, console ou celular.

Além de executar um projeto, o desenvolvedor tem a função de captar e traçar todas as características do jogo, supervisionar os testes e auxiliar na criação do design.

Engana-se quem acredita que o principal requisito para assumir toda essa responsabilidade é só gostar muito do universo gamer. O desenvolvedor precisa ter muita responsabilidade e profissionalismo para produzir um jogo, já que existem muitos detalhes que merecem total atenção.

Conheça neste post, as 5 principais carreiras na área de desenvolvimento de jogos.

1. Roteirista

É aqui que tudo começa. Para desenvolver um bom jogo, o profissional roteirista deve criar um contexto completo, trabalhar todos os detalhes do enredo, pensar nos personagens e em como o jogo irá funcionar. O projeto precisa ter muita coerência e seriedade.

2. Designer

Nesse segmento, os projetistas de jogos ou game designer atuam para produzir a identidade visual de todos os componentes que fazem parte do jogo.

Desde as cores até os letreiros, gráficos e estética, tudo é responsabilidade do designer. Por isso, é importante ser bem detalhista e perfeccionista nessa função, já que todos os elementos figurativos devem se conectar entre si e garantir um produto final de qualidade.

3. Animador

Definida toda a identidade visual é hora de dar vida ao jogo, esse é o trabalho do animador. Ele é o responsável por gerenciar os movimentos dos personagens, além de conduzir os outros elementos que fazem parte do roteiro.

O animador também deve criar as expressões faciais dos personagens e tudo que se conecta a eles.

4. Programador

Como o próprio nome diz, o programador tem o dever de programar os códigos do jogo, ou seja, é ele quem desenvolve os movimentos dos personagens, comandos e toda a mecânica que envolve o projeto.

5. Editor de áudio e vídeo

Consegue imaginar um jogo sem efeitos sonoros? Não, né? Essa é uma parte extremamente importante no universo dos games. Toda sonoridade desperta sensações nos jogadores, podendo entretê-los cada vez mais.

Quem exerce essa função deve entender bem sobre efeitos sonoros, vozes, música e demais elementos auditivos e visuais que compõe o jogo.

Como se especializar em desenvolvimento de jogos?

A pessoa interessada em atuar na área pode realizar cursos técnicos e também participar de workshops sobre o tema. Outra opção são cursos superiores como: Engenharia de Software e Ciência da Computação.

Aproveite para nos seguir no Instagram, no Facebook . Assim você saberá sempre em primeira mão quando lançarmos algo novo.

Seja avisado quando a nova edição for lançada