Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

As principais ferramentas utilizadas pelos profissionais de computação gráfica

16-12-2020

as-principais-ferramentas-utilizadas-pelos-profissionais-de-computação-gráfica


A computação gráfica é uma área destinada a criação de imagens, para diferentes finalidades. Com a internet ditando os novos rumos do mercado de trabalho, essa área está em constante crescimento e empregando muitos profissionais, principalmente, aqueles mais antenados no universo digital.

Computação gráfica: um bom mercado

Se você pensa em ingressar na área de computação gráfica, ou se por enquanto é apenas um amante de boas criações, nós temos uma boa notícia: o segmento está em alta e há cada vez mais cargos a espera de bons profissionais.

A computação gráfica utiliza tecnologias inovadoras para criar, transformar e beneficiar diversos setores. Além de conteúdos artísticos como ilustrações, cinema e games, esse profissional ainda pode atuar em áreas como arquitetura, projetando ambientes, na indústria automotiva, criando a representação de peças e automóveis e até mesmo na medicina, voltado a ultrassonografia em 3D.

Ferramentas usadas pelos profissionais de computação gráfica

Talento e criatividade são palavras de ordem para quem realmente busca produzir criações diferenciadas. É claro que, para isso, a experiência é sempre a melhor aliada. Mas além de tudo isso, as ferramentas utilizadas são peças fundamentais e cada uma delas é responsável por entregar um estilo de serviço.

Ferramentas de criação para design gráfico

Adobe Photoshop: Difícil é quem nunca tenha ouvido falar de um dos softwares mais famosos do mundo. Ele é utilizado para edição de imagens em bitmaps.

Adobe Illustrator: Também é usado para edição e criação de ilustrações. A ferramenta é muito utilizada para trabalhos impressos, já que por trabalhar com vetores (imagens formadas por cálculos matemáticos), fica muito mais fácil mexer na imagem sem perder a qualidade.

CorelDRAW: Dos mais velhos aos mais novos, não há quem seja da área que não conheça. O Corel é um dos mais antigos softwares de editoração vetorial do mundo. Muito utilizado para criação de desenhos gráficos, ilustrações e edições de texto.

Ferramentas para design de interfaces

Sketch: O programa é utilizado, exclusivamente, para o design de interfaces. Com ele, é possível posicionar elementos com mais precisão, criar símbolos e exportar arquivos de forma mais rápida.

Adobe Experience Design: Também conhecido como Adobe XD, é bastante usado em projetos de criação de aplicativos móveis e desktop.

Axure RP: Fácil de usar e com design rico, a ferramenta permite a criação de diagramas, wireframes e protótipos para website.

Ferramentas de criação para modelagem 3D

3ds Max: Com uma gama completa de funções para o usuário que já entende o funcionamento das ferramentas de animação 3D, a solução é ideal para ambientes de jogos e cinema.

AutoCAD: As áreas de arquitetura, design e engenharia são as que mais utilizam o sistema que permite a criação de diversos projetos como casas, apartamentos e carros.

Maya: Não dá para esperar pouco do programa utilizado pelos criadores de Toy Story, Senhor dos Anéis e Game of Thrones. O forte é a criação de efeitos visuais para jogos, filmes e séries.

Quer saber mais sobre computação gráfica? Baixe nossas edições da revista. Vale a leitura!

Seja avisado quando a nova edição for lançada