Artigo

Artigos

Artigos

Brazilian Computer Graphics Magazine 2017

Estúdio de jogos em parceria com a Microsoft inaugura em Manaus

02-04-2021

O mercado de games no Brasil deu mais um importante passo rumo à expansão. No dia 21 de novembro, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a Fundação Paulo Freire (FPF Tech) inauguraram um estúdio de jogos em Manaus, em parceria com a Microsoft.

O objetivo do Amazon Forest Game Studio é focar no desenvolvimento de jogos, além de fomentar a formação de competências locais. O espaço também deve promover concursos, treinamentos e premiações. Para saber mais sobre a novidade, continue a leitura.

A expansão do mercado de games no Brasil

Com quase 400 empresas no ramo, o mercado de games no Brasil já é destaque na América Latina, além de ser um dos maiores consumidores do mundo. De acordo com a consultoria Newzoo, a produção de jogos eletrônicos, consoles e acessórios para games movimentou R$5,6 bilhões em 2018.

Pelas estimativas da 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da Pwc, os números devem aumentar ainda mais, já que é esperado um crescimento de 5,3% até 2022.

A escolha de Manaus para receber o estúdio de jogos

Um dos primeiros pensamentos que vem à mente quando falamos em Amazonas é a riqueza da fauna e flora local, mas o estado vai muito além disso. A região representa um dos maiores polos industriais do País.

A chamada Zona Franca de Manaus conta com cerca de 700 indústrias e startups, além de gerar milhares de postos de trabalho e incentivar iniciativas tecnológicas.

Não é por acaso que a área foi escolhida pela Sony para produzir o PlayStation 3 e, agora, vai receber o estúdio de jogos por meio de uma parceria com a Microsoft. De olho no potencial do mercado, a proposta ao Amazon Forest Game Studio é:

• Desenvolver jogos e fomentar o ecossistema da região;

• Movimentar a formação de competências locais;

• Incentivar premiações entre empreendedores digitais da área;

• Promover concursos e treinamentos de capacitação;

• Gerar reconhecimento mundial ao Amazonas na área de jogos.

O primeiro lançamento: Kukoo Monkeys

O primeiro jogo a ser desenvolvido pelo novo estúdio de jogos de Manaus já tem nome. É o Kukoo Monkeys: The Lost Pets, que deve chegar ao mercado em 2020, para o Xbox, da Microsoft. Versões para outras plataformas podem ser lançadas posteriormente.

A equipe por trás do título é formada por profissionais de diversas áreas, desde desenvolvimento até design, arte, roteiro e 3D. A jogabilidade, por sua vez, abre duas opções para os jogadores: single ou multiplayer.

Em um mundo onde tudo é oceano, exceto por uma pequena ilha com uma única árvore, o objetivo do game é salvar os animais de estimação dos macaquinhos, que vivem nela. Para isso, os jogadores devem acessar as portas que levam a outros mundos.

Tanto a inauguração do estúdio de jogos como o lançamento do primeiro título é apenas o início de uma série de ações com o intuito de fortalecer o ecossistema de games e projetar o Amazonas como referência mundial.

Quer saber mais sobre as novidades do mundo dos games? Acesse o nosso site e baixe outras edições da revista.

Seja avisado quando a nova edição for lançada